Comunicação: Vilã Corporativa ou Chave para o Sucesso da Empresa?
O fato é que por mais que as empresas invistam em estratégias, processos e pessoas, se a comunicação não estiver alinhada, as diretrizes não sairão a contento.
O papel da liderança é fundamental para o sucesso da empresa. Os líderes são responsáveis por inspirar, motivar, dar os direcionamentos de forma eficaz, guiando os colaboradores em direção a um objetivo comum.
Um líder eficaz entende a importância de se comunicar de forma clara e assertiva, porém nem sempre ele consegue.
Há muitas razões para isso, como dificuldade de se fazer entender, ausência da autoconsciência, falta de paciência, incapacidade de compreensão, cultura tóxica, expectativas desalinhadas, falta de escuta ativa, incapacidade de validar a compreensão de cada um, não por maldade, muito pelo contrário, a maioria dos líderes, trabalham exaustivamente, tentando acertar!
A comunicação é de fato um grande desafio, pois é uma via de mão dupla, que envolve troca de ideias, opiniões e feedbacks.
A comunicação efetiva é a força propulsora de tudo o que fazemos no trabalho.
E bem aplicada, o líder pode compreender melhor as necessidades, as expectativas e as dificuldades da equipe, e oferecer soluções adequadas.
Então neste caso, sim, a comunicação é uma grande vilã das empresas, seguida pela falta de sincronicidade entre estratégias, processos e pessoas!
O sincronismo é um conceito que tem como objetivo direcionar as organizações através do alinhamento dos três fatores para o sucesso, que são: Estratégia, Processos e Pessoas, fluindo de forma clara e objetiva através da comunicação.
E para que isso ocorra, os altos níveis hierárquicos da empresa precisam gerar estratégias claras e objetivas, para que os especialistas possam rever e adequar os processos, para que os demais colaboradores coloquem as diretrizes em prática. Com planejamento e boa comunicação, as pessoas desenvolvem ações adequadas para que a estratégia seja alcançada.
Desenvolva suas habilidades de comunicação e transforme sua vida profissional!
Se você sente que pode melhorar a maneira como expressa suas ideias e interage com os outros, eu sou especialista em desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e estou aqui para ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos.
Não deixe que barreiras na comunicação limitem seu potencial. Entre em contato comigo hoje mesmo e dê o primeiro passo para se tornar um líder excepcional! Te aguardo.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre comunicação corporativa e como desenvolver suas habilidades de comunicação para transformar sua vida profissional? Então, entre em contato comigo. Eu terei o maior prazer em lhe ajudar!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
https://www.linkedin.com/in/grazielaheusserazeredo/
Confira também: De quem é a responsabilidade pela cultura organizacional?
Participe da Conversa