
Confiança: O Adubo Essencial para a Saúde Mental
Não dá para falar de saúde mental sem falar de confiança!
Você já parou para pensar nisso?
Confiança é como a água. Quando está presente nas nossas relações, tudo floresce e cresce, mas, sem ela, tudo murcha e morre.
Sem água não há vida e o mesmo acontece com a confiança. Sem confiança os relacionamentos decaem, os projetos fracassam, os clientes vão para a concorrência, a performance não se sustenta, o clima fica pesado e o trabalho vai de mal a pior.
Pesquisas recentes revelam dados chocantes sobre confiança e a sua correlação com o mundo do trabalho:
- Equipes com alta confiança são 50% mais produtivas do que equipes com baixa confiança (Instituto Franklin Covey);
- Funcionários altamente engajados movidos pela confiança são 21% mais lucrativos (Gallup);
- Empresas com altos níveis de confiança experimentam uma rotatividade de funcionários 74% menor (Watson Wyatt).
Ou seja, além da relação com a saúde mental, também não dá para falar de engajamento, nem de alta performance, se não existir CONFIANÇA dentro da empresa. Está tudo interligado.
O convite hoje é que você comece a olhar para CONFIANÇA de uma forma mais prática, mensurável e menos subjetiva.
Vamos encarar confiança como valor e como comportamento.
- Quais são os seus comportamentos que cultivam CONFIANÇA nas suas relações diárias? Descreva-os. Reflita sobre eles.
- Por outro lado, quais atitudes suas podem estar passando para as pessoas com quem você se relaciona, uma percepção de falta de credibilidade, transparência ou compromisso?
Essa provocação convida você a traduzir CONFIANÇA em atitudes concretas. Perceba que o que você faz ou deixa de fazer, fala ou não fala, gera impacto nas percepções do quanto confiável você é!
É preciso colocar atenção nos seus comportamentos e entender que primeiro passo para criar relações de confiança é trabalhar sua AUTOCONFIANÇA!
Sim! Tudo começa pela confiança pessoal.
Se você não confia em si mesmo(a), quem vai confiar? A credibilidade que você transmite começa a se construir a partir da autoconfiança.
O quanto você confia, de fato, na sua capacidade de buscar e atingir resultados? Com que frequência você cumpre os combinados, honra seus compromissos e age de maneira coerente com aquilo que você fala?
Credibilidade tem a ver com esse equilíbrio e coerência entre o que você fala e como se comporta.
Você só irá construir uma credibilidade positiva, se primeiro confiar em você, cumprir os seus compromissos e metas e agir de acordo com o que fala. Desenvolver a sua Autoconfiança é a base para que você consiga ganhar a confiança de outras pessoas. O processo acontece de dentro para fora.
Pesquisas revelam que muitas pessoas não cumprem as promessas que fazem a si mesmas. Quando isso acontece de forma recorrente, então começamos a degradar a nossa autoconfiança e duvidar da nossa capacidade.
Conheça seus talentos, forças, fraquezas, medos e valores pessoais. Conheça-se, olhe no espelho e aprecie quem você é! Afinal, não tem como você confiar em quem não conhece, não é mesmo?
Vamos juntos! Eu sou Ellen Ravaglio e a minha coluna “Alta Performance & Saúde Mental” tem como objetivo instigar o cuidar de si, o cuidar do outro e cuidar do negócio de sustentável.
Gostou do artigo?
Quer saber quais são os comportamentos que você pode adotar no dia a dia para cultivar mais confiança em suas relações pessoais e profissionais? Então, vamos conversar. Eu posso te apoiar nessa caminhada da tão sonhada Alta performance sustentável!
Ellen Ravaglio
https://www.vikaas.com.br
www.linkedin.com/in/ellenravaglio-coach-lideres
vikaas@vikaas.com.br
Confira também: Janeiro Branco: Como Priorizar a Saúde Mental Agora e Sempre!
Participe da Conversa