Confiança: A Base da Comunicação
No desenvolvimento de Lideranças, a Comunicação sempre é um pilar primordial do trabalho. Uma vez que a liderança bem-sucedida é o ato de influenciar os outros a atingir efetivamente o resultado desejado de forma consistente ao longo do tempo, uma comunicação clara e eficaz é necessária.
Comunicação é o processo pelo qual uma pessoa transmite uma mensagem para outra ou outras. É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar percepções, conhecimento, sentimentos, ideias, projetos. Engajar. Influenciar. E ela pode ser realizada de diversas formas, como: verbal, não-verbal ou escrita, e pode ser afetada por fatores culturais, sociais e pessoais.
A comunicação é um dos pilares de uma liderança efetiva. Que sob o meu ponto de vista está alicerçada ainda em outros dois pilares: confiança e conexão.
Quando nos conectamos com o outro, então nossos relacionamentos se tornam fortes, nossa percepção de comunidade e nossa habilidade trabalhar de equipe melhora, nossa influência aumenta e eleva nossa produtividade.
A comunicação é de fundamental importância para a conexão porque nos possibilita compreender o outro e sua visão de mundo, solucionar problemas, tomar decisões coletivas. Eu acredito também que um conflito, nada mais é que uma comunicação pendente.
Ouvimos sempre dizer que o sucesso da comunicação depende da habilidade de cada indivíduo em compreender e transmitir sua mensagem de forma clara e efetiva. E que a conexão é resultado de uma boa comunicação. Mas será mesmo?
O que eu tenho observado é que a base primeira da comunicação é a confiança. Confiar é acreditar em alguém e sentir que essa pessoa nos passa segurança e lealdade. É preciso confiar para compartilhar com clareza e transparência, informações valiosas sobre o negócio e, principalmente, sobre o meu trabalho, a minha função, as minhas entregas.
Porque se você não confia em mim, quando eu falo, você entra no modo defesa. E desde aí, qualquer coisa que eu fale representa uma ameaça. Aí começam as distorções sobre o que é falado e os equívocos de percepção por conta do filtro de alerta.
E aí, como um líder poderá entregar resultado se não há confiança entre as pessoas do seu time?
O que eu tenho observado nessa década de trabalho com comunicação, é que mais do que ser crível, contundente, assertivo. Mais do que clarificar e certificar, o fator primordial é a confiança. Não só no outro, mas também. E em primeiríssima instância a confiança em si mesmo. Confiança no seu propósito, nos seus recursos, capacidades e habilidades. Autoconfiança. Essa é a chave para uma boa comunicação.
Autoconfiança não significa arrogância, petulância ou falta de humildade. Pelo contrário. É conhecer-se tão profundamente, a ponto de já ter mapeado e consciente suas forças e debilidades, o que já sabe e o que falta aprender. É conhecer sua potência e o seu valor e saber exatamente como e onde pode contribuir. E o que ainda falta aprender.
E é somente desde esse espaço que a Comunicação clara e fluida pode acontecer. Porque quando eu confio em mim mesmo, é mais fácil eu confiar no outro, nas suas habilidades, capacidades e compromisso. E confiar que juntos podemos somar, para trazer inovação, evolução e novas perspectivas.
É nessa comunicação que eu acredito!
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Liz Cunha
https://www.lizcunha.com.br/
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