Como falamos anteriormente, ainda que cada indivíduo tenha suas particularidades, 3 passos são comuns a qualquer um daqueles que estão em busca de uma vida saudável: Clareza – Ação – Hábito.
Saber o porquê é importante estar saudável, para que se quer ter saúde e quais benefícios isso trará, são os primeiros e decisivos questionamentos que você deve fazer para obter a clareza necessária em direção ao objetivo. Ter essas respostas é o que lhe fará lembrar a importância da sua conquista e o manterá motivado.
Se fizer sentido, pense que quando não se sabe o destino certo, qualquer caminho que venha tomar não importará, é como fazer as malas sem saber para onde ir e nesse momento o que fazer? Como agir sem direção? O que será preciso para essa jornada? Tenho clareza da minha realidade? Sei exatamente quem sou hoje, o que me limita, o que me intimida, o que me motiva e, principalmente, onde quero chegar?
Ter essas respostas é fundamental para ter a certeza do que realmente quer conquistar, seja na busca por uma vida saudável, aprendendo a fazer escolhas consistentes em relação à alimentação, atividades, organização do tempo, etc, ou sucesso na área pessoal e profissional. Para dar início a qualquer mudança em sua vida tenha clareza da sua realidade e de onde quer chegar.
Segundo Silvia Malamud: “O modo como observamos o mundo que nos cerca é a escolha da realidade na qual desejamos estar inseridos, mesmo que isso por vezes seja de difícil compreensão.” Isso é facilmente explicado pela física quântica, onde ela diz que a realidade só existe quando a estamos observando.
Então pergunto: O que tem observado na forma que tem cuidado da sua saúde hoje e que está criando sua realidade, saudável ou não?
Ao finalizar essa análise de si, certamente terá a clareza suficiente para o próximo passo:
Ação: Ao descobrir quem é hoje e aonde quer chegar, fica mais fácil de planejar a forma que irá agir. Determinar as ferramentas necessárias para seguir em busca do seu objetivo.
É necessário tempo, comprometimento e consistência. Se quiser mudar sua vida precisa ser criativo com o tempo. Concorda que se estivesse dando certo o que tem feito até agora não chegaria aqui? Como investe seu tempo? Quanto tempo dedica a planejar sua alimentação (você faz isso, não?)? Atividade física, quantas vezes na semana? E quanto a suas horas de sono? Já parou para refletir que essa é a base para manter seu corpo e mente trabalhando em perfeita harmonia e que a falta dela pode influenciar diretamente sua saúde e rendimento profissional?
Organize suas atividades em blocos (alimentar – físico – familiar – social – profissional) e depois disso, encaixe cada bloco em horários certos no decorrer da sua semana. Dessa forma estará fragmentando seu tempo, pois não estará fazendo mil coisas juntas. Assim obterá foco e consistência.
O terceiro e último passo determinante é o hábito. Até aqui, os questionamentos te levaram a analisar como esta sua vida hoje, qual seu real objetivo e o que precisa mudar para conquistá-lo.
As ações consistentes geram hábito, e agora você tem todas as ferramentas necessárias para identificar quais deles serão necessários nesse caminho.
Força de vontade, por exemplo, não faz parte desse grupo de ferramentas poderosas e sim a motivação inicial, aquela que te faz levantar da cadeira e começar e a criação de novos hábitos que reforçam e ajudam você a atingir níveis ideais de saúde.
Algumas formas simples de criar hábitos são:
- Reforçar a ligação ao seu objetivo todos os dias, ou seja, “o porquê isso é importante para mim” que descobriu no primeiro passo “clareza”. Dessa forma, manterá sua motivação viva;
- Tornar-se positivo: faça um esforço consciente de mudar o seu pensamento em alimentos e atividades que você pode comer e fazer, não focando mais no que não pode “porque não faz bem”. É uma grande diferença e abre sua mente. Depois de seguir este truque algumas vezes será mais fácil.
Lembre-se que é necessário adaptar esses passos à sua personalidade e realidade, para que sejam plenamente úteis a você.
“Você nunca vai mudar sua vida antes de mudar alguma coisa que você faz diariamente” – John C. Maxwell
Paz e Luz!
Participe da Conversa