Consciência da Sobrecarga: Identificando limites e escolhendo parar
Coerência é sobre autorregulação. E autorregulação é autoconsciência associada à tomada de ação para nos mantermos em equilíbrio – física, mental e emocionalmente.
Somos sistemas de energia e nossa resiliência está diretamente associada à nossa capacidade de gerenciar, de forma inteligente, o que drena e o que recarrega a nossa bateria interna. Fazer escolhas onde tenhamos, de fato, mais ganhos do que perdas energéticas. Aprender a navegar pelos desafios da vida mantendo a energia necessária para dar conta dos compromissos e, ainda se divertir, é certamente o segredo para uma vida coerente.
Neste aspecto, coerência também é sobre escolher parar, sobre dizer não e aprender a incluir limites saudáveis para administrar com sabedoria os drenos e, dessa forma, manter a energia sempre alta.
Energia baixa é igual a estresse. E todas as suas consequências. Energia alta, é sobre fluir, sobre viver na sua melhor versão, sobre ter saúde e relações harmoniosas, criatividade, bem como contentamento interior.
Hoje nos deparamos com mais esta epidemia, da síndrome do burnout. A sobrecarga de trabalho e desafios emocionais são tão grandes que perdemos a consciência da escolha e nos entregamos aos modos automáticos de sobrevivência, até que o colapso se apresenta nas nossas vidas, com consequências muitas vezes irreversíveis, na saúde, nas relações, na nossa capacidade de ser feliz.
Ambientes tóxicos, metodologias de trabalho ultrapassadas e ineficientes, o lucro pelo lucro e o esquecimento do humano são alguns fatores que levam a humanidade ao adoecimento por sobrecarga.
Mas sobrecarga não vem apenas da forma como nos relacionamos com o trabalho. Precisamos atentar ao risco de viver muito intensamente o propósito.
Uma vida coerente tem a ver com o propósito e com aquele entusiasmo que brota no coração como uma chama poderosa que nos move em direção ao que amamos e ao que acreditamos. E é aqui que mora um ponto de atenção importante: propósito demais pode se transformar em um dreno com potencial de nos desviar da nossa missão.
É neste momento que me encontro. A paixão por empreender um negócio de impacto e espalhar coerência para o planeta, de fato, me cegou por algumas semanas e passei a me sentir incoerente, com sintomas de estresse, desafios para dormir e choro fácil, em especial em reuniões.
Alarme do coração!!! Para, se observa, e escolha diferente.
Neste estado não vou muito longe. E o caminho é longo. Preciso me manter resiliente durante toda a jornada. Lembro à minha mente: o tempo é o único limite. E pergunto ao meu coração: do que posso abrir mão neste momento para acolher este limite do tempo?
Coerência também é saber o momento de priorizar. De parar, de suspender, de postergar coisas que podem ser olhadas em momentos de melhor produtividade. E xô, perfeccionismo. Coerência é ter consciência dos limites para que possamos fazer escolhas mais saudáveis para o momento.
Neste flow do coração, preciso então suspender os artigos na coluna Papos do Coração por um tempo. O BeHeart precisa de diferentes esforços neste momento. E de muita energia. Escolhas precisam ser feitas pelo bem maior.
#respiranocoração e reflita: tem algo na sua vida que precisa parar ou esperar?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre ter consciência da sobrecarga, identificar seus limites e escolher o caminho certo? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até breve!
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
Confira também: A Experiência de Construir um Negócio Coerente
Participe da Conversa