“Se você consegue articular claramente o seu sonho ou seu objetivo, comece”.
(Simon Sinek)
É com esta frase inspiradora de um dos maiores palestrantes do TED que inicio este artigo.
Segundo a International Stress Management, 72% das pessoas estão infelizes no trabalho. Com a Internet e uma geração que busca por carreiras que façam sentido e respondam um porquê, empreender passou a ser mais acessível. Aquele padrão de somente empresários formais e com um superinvestimento abrirem empresas; hoje temos empreendedores individuais, criativos e inovadores, gerando valor através de seus talentos e paixões.
Segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 4 em cada 10 brasileiros possuem negócio ou estão envolvidos. Mas muitos empreendedores possuem medo de seu negócio falhar ou caem em alguns dilemas:
Como tornar meu negócio rentável? Qual ideia empreender? Como atrair os clientes certos? Será que meu perfil é para empreender?
As respostas para estas perguntas é o autoconhecimento.
Empreender é uma competência, um estado de espírito que todos nós temos. Tem a ver com sua capacidade de realização, trabalhar numa iniciativa, meta. Então, você é sim um empreendedor.
O que fará a diferença no seu negócio é sua proposta de valor. É a forma como gera valor, resolve os problemas dos clientes que fará seu negócio decolar. As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê faz.
Para construir sua proposta de valor, pense nos seguintes pontos:
- Talentos. Empreenda em algo que faça bem, onde sua competência é forte. Faça uma lista de comportamentos que faz naturalmente bem e é a sua marca registrada;
- Paixões. Trabalhe com algo que goste de fazer, numa área que possua afinidade ou paixão. Você estará muito mais motivado;
- Valores. Quais são os valores que são fundamentais para você? Eles serão a coluna dorsal do seu negócio;
- História de vida. Olhe para a sua história. Ela conta muito sobre você, sobre o que acredita. O seu negócio precisa refletir quem você é;
- Estilo de vida. Qual quer ter? Alinhe seu negócio à forma que quer viver. Caso contrário, não irá se dedicar. É preciso um equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Missão e Propósito. Alinhe sua ideia de negócio com seu propósito pessoal. O que dá sentido à sua vida? O que te faz levantar para conquistar seus sonhos? O que brilha seus olhos? A missão do seu negócio parte de seu propósito de vida.
Com estes 6 pontos, identifique o que se repete, que maneiras podem gerar valor aos seus clientes com seus produtos e serviços. Faça o caminho de dentro para fora, assim seu negócio será muito mais autêntico.
A partir de sua proposta de valor, pode definir o seu cliente ideal (avatar), observando seus dados demográficos e empáticos. Faça um mapeamento do que sente, pensa, dores e desejos. Você define uma estratégia muito assertiva com a linguagem e necessidade exata do seu cliente.
Com este precioso material, pode criar um bom plano de negócios e planejamento para definir ações de implementação.
Você estará mais seguro, pois sabe que irá oferecer ao mundo, um negócio consistente e verdadeiro. Os resultados serão bons frutos.
Mas nada disso terá sucesso, se você não acreditar na sua capacidade e ideia. Um mindset forte, aumenta seu foco e produtividade. Te apoia na busca de parceiros e colaboradores para ir mais longe.
A valorização começa dentro de você, segundo a Rafa Cappai empreendedora criativa. Portanto, seu negócio precisa refletir este potencial único que só você tem.
Ajuste sua mente para ser sua amiga durante a jornada e dê o seu melhor. O mundo espera por seus talentos e pela sua ideia!
Participe da Conversa