fbpx

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Brasil x Brasil: Quem venceria a Copa do Mundo disputada só com as seleções brasileiras que participaram da competição da FIFA, desde 1930?

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

O ano de 2022 está chegando ao fim com o clima de uma Copa do Mundo de Futebol. Neste momento da postagem, não se sabe qual será o destino da seleção brasileira, se ganhará ou não, mas, certamente, as conversas e debates sobre a competição estarão muito vivos por um bom tempo, entrando pelo Natal e Ano Novo. Por conta disso mesmo, decidi trazer aos leitores deste espaço o conteúdo de uma reportagem publicada na revista Playboy, em sua edição de Abril de 1998, com uma questão bem interessante: quem venceria a Copa do Mundo disputada só com as seleções brasileiras que participaram da competição da FIFA, desde 1930?

Considerando que essa reportagem específica é de difícil acesso pela internet (a menos que se acesse toda a publicação), decidi explorar ludicamente o conteúdo. O trabalho foi liderado pelo jornalista Ivan Marsiglia (com a colaboração de Miguel Icassati). Ao todo, como avaliadores dessa Copa do Mundo Especial, estiveram envolvidos 30 profissionais especializados em futebol. Menção também deve ser dada ao Diretor de redação da revista, Marcelo Duarte. Com esta minha postagem, quero que esse entretenimento e a curiosidade estejam presentes nestes próximos dias, junto aos leitores.

É muito importante, para o bom entendimento dessa reportagem, entender os critérios usados para criar a competição com todas as seleções brasileiras de 1930 até 1998, data da publicação pela Playboy. Cabe lembrar que, no período, por conta da Segunda Guerra Mundial, não tivemos a realização do torneio em 1942 e em 1946. Na etapa inicial deste nosso torneio, foram consideradas “cabeças-de-chave” as seleções campeãs mundiais (58, 62, 70 e 94). A seguir, foram incluídos os times que ficaram entre os três primeiros colocados quando disputaram o torneio (38, 50, 78 e 98) e, completando as chaves, os times foram distribuídos por proximidade de data. Cada partida (sem possibilidade de empate) foi analisada por três dos profissionais convidados, escolhidos por sorteio.

A seguir, na primeira fase, de um lado o chaveamento inclui as seleções de 30, 34, 38, 50, 54, 58, 62 e 66. De outro lado, as partidas incluíram as seleções de 70, 74, 78, 82, 86, 90, 94 e 98:

Chave A

Chave B

Para essa etapa, os especialistas convidados não tiveram muitas dúvidas ou dificuldades para apontarem quais, em sua avaliação, seriam as equipes vitoriosas a passarem para as quartas-de-final. Na Copa do Mundo de 2022, no Quatar, sabemos que o Brasil passou para as quartas-de-final frente à seleção da Croácia. Nesta nossa Copa do Mundo Especial, a Chave A ficou assim:

Na outra chave, as partidas de quartas-de-final ficaram assim:

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Pois bem, esta nossa Copa do Mundo Especial Brasil x Brasil começa a chegar à sua etapa mais decisiva. Assim, uma de nossas duas semifinais será entre as seleções de 1958 x 1962, enquanto a outra será entre as seleções de 1970 x 1998. Curiosos para saberem como foi a avaliação pelos especialistas convidados pela reportagem responsável pela matéria? Aí vão os resultados:

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Pois é, chegou a hora da grande decisão, ficando para essa partida final a seleção brasileira campeã de 1958 contra a seleção brasileira campeã de 1970.

Copa do Mundo Especial: Brasil x Brasil, quem vence?

Pois bem, meus amigos, nesta Copa do Mundo Especial uma seleção brasileira sairia campeã de qualquer forma, e a que mais agradou os especialistas convidados foi a de 1958, aquela que inaugurou a sequência de um pentacampeonato, estando os brasileiros na expectativa de um sexto título. Certamente, todos vocês curtiram essa brincadeira promovida pela revista Playboy, bem como entenderam minha decisão de trazer o conteúdo nesta que é a última postagem, em 2022. Será que você leitor concordou com o resultado? O que você faria de diferente daquilo que orientou os especialistas? Quem mereceria ganhar se essa reportagem incluísse todas as demais seleções brasileiras, desde 1998 (2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022)?

Finalizando, quero deixar aqui uma mensagem de saúde plena a todos os leitores que me acompanharam ao longo do ano, incluindo aqueles que também são ouvintes de minhas apresentações na rádio Cloud Coaching. Que o Natal e a celebração de Ano Novo encontrem todos vocês, familiares e amigos na mais alta expressão de positividade, harmonia e muita alegria.

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse o site www.mariodivo.com.br.

Gostou do artigo? Quer saber quem vence a Copa do Mundo Especial Brasil x Brasil? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até nosso próximo encontro!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Entre a lógica e a irracionalidade, qual a sua escolha?

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa