Coração: O Novo Ingrediente na Construção da Sua Reputação Pessoal e Profissional
O que CORAÇÃO tem a ver com REPUTAÇÃO?
Como profissional de marketing sempre olhei com carinho e eterna curiosidade para a forma de se construir uma reputação sólida para uma marca, uma empresa e até mesmo para pessoas.
O célebre publicitário David Ogilvy, já dizia que a reputação é o conjunto de percepções que pessoas – stakeholders – têm de uma marca.
Percepção tem a ver com associação de fatos, imagens e comportamentos com padrões conhecidos que geram determinados significados, a partir do repertório de experiências e conteúdos que reunimos durante a vida.
E tem um aspecto sutil que está ligado ao sentir, a este saber ampliado, intuitivo, à coerência entre o cognitivo e a sabedoria do coração.
Os nossos sentimentos em relação a uma marca, uma empresa ou uma pessoa é o que constrói a reputação que temos dela.
Às vezes, uma marca realiza uma campanha linda e inspiradora, mas as suas ações não correspondem com o que está sendo comunicado em outras frentes, gerando ruídos de percepção e desconfiança. Ou um líder que tem um discurso inovador e humanizado, mas o seu comportamento com as pessoas é rude. Isso gera um ruído na interpretação da reputação da marca ou pessoa. Incoerência.
Como Instrutora HeartMath, passei a estudar, treinar e vivenciar a coerência cardíaca no meu dia a dia. Coerência é um estado que podemos facilmente acessar e que nos coloca em um funcionamento sincrônico e otimizado de todos os nossos sistemas, ativado por emoções e atitudes regeneradoras como amor, carinho, gratidão, apreciação.
Quando coerentes, irradiamos a informação da emoção que estamos sentindo pelo campo eletromagnético do coração, que pode ser medido por magnetômetros em até um metro além do nosso corpo, em todas as direções a partir do nosso coração. E esta informação pode ser captada pelo sistema nervoso de outras pessoas e interferir na comunicação e nos ambientes.
E mais, as pesquisas demonstram que o coração tem 40 mil células neurais que explicam por que este órgão tem sabedoria própria e intuitiva. O coração registra memórias e capta informações do ambiente antes do fato acontecer, e processa a informação antes do cérebro.
Praticar o acesso à inteligência intuitiva do coração também contribui para o desenvolvimento consciente do sentir. E o HeartMath traz a ciência por trás desse sentir, importante elemento na formação da reputação que temos do outro e da que construímos para nós mesmos.
A prática de coerência do coração também desenvolve e muda a linha de base das emoções que vivenciamos, tornando mais usual vivenciarmos o amor e as suas nuances. E, portanto, pelo campo eletromagnético do coração, comunicamos mais frequências regeneradoras aos ambientes e pessoas.
Quanto mais praticamos estar nesse estado de coerência, então mais nos conectamos ao nosso verdadeiro ser, ao nosso propósito, o que nos torna genuinamente mais autênticos: os nossos comportamentos e atitudes estão coerentes com o que comunicamos no nosso campo de energia pessoal. E isso, para quem está construindo uma reputação sobre você, gera sinergia entre percepção e sentir, o que se traduz em segurança, em querer estar perto, em querer trabalhar junto.
O coração é uma ferramenta disponível, em qualquer momento e qualquer lugar, para a construção de uma imagem positiva, individual, pessoal e profissionalmente. Uma reputação coerente, baseada na verdade e nas qualidades do coração.
Como desenvolver a coerência
Todos os dias, pelo menos 4 a 5 vezes por dia:
- Tire 2 a 3 minutinhos para você;
- Faça um inventário interno: o seu corpo, a sua mente e as suas emoções. Acolha o que vier;
- Foque, então, a sua atenção na região do coração e imagine o ar entrando e saindo da região do seu peito. Busque um ritmo confortável. Após alguns ciclos, ative no seu coração uma emoção regeneradora como gratidão, coragem, compaixão ou apreciação por algo ou alguém na sua vida. E mantenha a respiração focada no coração enquanto vivencia essa emoção. Observe assim os efeitos em todos os seus sistemas.
Quanto mais você pratica, mais então você cria uma nova linha de base mais coerente, que irá desenvolver o seu sentir. E contribuir para a sua nova reputação: autêntica e baseada nas qualidades do coração.
Gostou do artigo? Que saber mais sobre o coração e a construção da sua reputação pessoal e profissional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
Confira também: Colaboração, uma qualidade do coração!
Participe da Conversa