fbpx

Cosmovisão Holossistêmica: O que é e por que você precisa saber (parte I)

Entender o que significa Cosmovisão ou Visão de Mundo nos permite rever, mudar e ampliar a forma como vemos o mundo, que é a base para a evolução pessoal e profissional.

Cosmovisão Holossistêmica: O que é e por que você precisa saber (parte I) - Visão de Mundo

Cosmovisão Holossistêmica: O que é e por que você precisa saber

Estamos iniciando uma série de artigos sequenciados visando fornecer ao leitor uma compreensão aprofundada sobre a Cosmovisão Holossistêmica. A grosso modo, significa a visão ou mentalidade que dá suporte a todas atividades de Formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR® e a outras atividades educacionais do Instituto Holos.

Entender como nós vemos o mundo é a chave para ativar nosso vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver.

Entender o que significa Cosmovisão ou Visão de Mundo nos permite rever, mudar e ampliar esta visão, pois a forma como vemos o mundo é a base para a evolução pessoal e profissional.

Cosmovisão é uma palavra formada por cosmos: mundo ou universo + visão: enxergar algo, ver. Cosmovisão é o modo particular de perceber o mundo.

Em essência, uma cosmovisão é tudo sobre tudo. Cada experiência que temos, cada pensamento, cada dor e prazer são interpretados por meio de nossas crenças sobre como as coisas são e deveriam ser. A forma como reagimos à dor ou ao prazer, e até mesmo o que é considerado dor e prazer, procedem de nossa cosmovisão. Uma coisa, pois, é verdade: todas as pessoas têm uma cosmovisão (geralmente sem ter consciência disso…).

Como as pessoas chegam a essas crenças envolve onde nasceram, como foram criadas, que educação receberam, que tipos de experiências tiveram e assim por diante.

A cosmovisão é necessária para homens, grupos e sociedades, pois se liga à essência do homem, que precisa pensar para viver, que tem sua sobrevivência ligada a sistemas interpretativos do Universo e que só sabe que existe porque pensa.” (Milton Greco).

Então, o que é Cosmovisão?

Cosmovisão compreende um conjunto de princípios, pressupostos, ideias fundamentais, doutrinas ou ideologias que contêm explicações e justificativas para o ser, a vida, a pessoa, a organização social e econômica, o universo, de modo que tudo venha a “ter sentido”. É a mundividência, o Weltanschaung, a teoria geral de captação e explicação global da realidade, pano de fundo que enforma todos os pensamentos e crenças que temos.

Uma cosmovisão é uma estrutura de crenças fundamentais que nos fazem ver o mundo, bem como nosso papel e nosso futuro nesta vida. Ou seja, é um meio de canalizar nossas crenças básicas que nos dão direção e significado. Em outras palavras, uma cosmovisão determina como vemos a vida e o mundo (cosmovisão descritiva) e estipula o que devemos ser (cosmovisão normativa).

A base de tudo é a forma pela qual nos sentimos e nos concebemos enquanto seres humanos, nosso sentimento da vida, da existência e da identidade individual. Isso antecede às crenças, fundamenta-as, determina toda a nossa condução de vida, nossa educação, nossos objetivos, nossos relacionamentos.

Somos os criadores de nossa realidade. O que vemos e percebemos é criação e resultado de nossa mente. O mundo e toda realidade objetiva existem, estão aí, mas a forma como nós os vemos e analisamos é projeção de nossa mente. Tanto é verdade que a mesma realidade é vista e interpretada de maneiras diferentes por diferentes pessoas e diferentes culturas.

A percepção de que nós somos os criadores de nossa realidade é fundamental para permitir mudanças de comportamentos, pois conforme é minha visão de mundo é como vivo e como convivo.

Quer dizer que criamos a nossa realidade a partir de nossa cosmovisão, de nossa visão de mundo. E por isso mesmo a cosmovisão ou a visão de mundo é mutável e ampliável. Em outras palavras, é possível sair da estreiteza mental de visão de mundo para uma visão mais aberta e dinâmica.

O nosso propósito, portanto, é o de conseguir ampliar a visão. Visão de si mesmo, das pessoas que nos envolvem, do trabalho e, sobretudo, nossa visão de mundo. É ter uma nova visão, mais aberta, mais dinâmica, mais conforme a realidade, que está sempre em processo de mutação.

Olhar a si mesmo, as pessoas que nos rodeiam, a empresa, a casa, o planeta com outro olhar, mais livre, mais amoroso, mais alegre.

O objetivo passa a ser não só ampliar a visão que temos, mas ultrapassar as limitações de visão existentes em nossa vida como seres humanos.

É sempre bom lembrar que somos viajantes em uma nave espacial que se chama planeta Terra, que possui dois movimentos, um de Rotação (em torno de seu próprio eixo), e outro de Translação (em torno do Sol) e que estamos girando junto com a galáxia, rumo a algum lugar do universo.

Tudo está em movimento – tudo é dinâmico, é movimento, é evolução, é mudança. (p. ex.: movimento de rotação da terra: 500 m/s; mov. de translação do planeta terra: 30 km/s; mov. de rotação da galáxia Via Láctea: um “dia” de 280 milhões de anos).

Cosmovisão Holossistêmica: O que é e por que você precisa saber (parte I) - Visão de Mundo

Tudo isso nos é mais fácil de entender hoje em dia, porque os avanços dos conhecimentos científicos nos permitem melhor conhecer. E, através de nossos cientistas, estamos ampliando cada vez mais nossa visão de universo.

E isso já faz parte de nossos pensamentos.

Você já pensou como é o seu pensamento? Você já pensou como você pensa?

Nossa capacidade de pensar é uma coisa fantástica! Você já pensou que tudo o que acontece, acontece antes na sua mente? Por exemplo, se você vai fazer um passeio, ele não acontece antes na sua mente? Qualquer projeto acontece antes em sua mente.

Na Carta 1 das Cartas de Cristo lemos:

“Foi então que compreendi o poderoso efeito que a Convicção ou a Fé inquebrantável tinham sobre o ambiente, ao exprimir um comando ou mesmo uma crença. (…) A aparência de tudo poderia ser profundamente afetada pela atividade do pensamento humano.

Compreendi que não havia nada sólido no universo, que tudo o que era visível estava manifestando um “estado de consciência” diferente, que determinava a composição e a forma do “cintilar das partículas”.

Portanto, toda forma exterior era uma expressão da consciência interior. Compreendi que a Vida e a Consciência eram uma e a mesma coisa.”

Vamos procurar entender um pouco mais a complexidade da mente, a complexidade de seus pensamentos. Entender a mente, entender como nós vemos o mundo é a chave para ativar nosso vasto potencial de inteligência, felicidade e excelência no viver e mesmo em nossa atuação profissional. Vamos aprofundar um pouco mais o que é Cosmovisão, acrescentando uma qualidade a mais: Sistêmica.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Cosmovisão Holossistêmica? Então entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em responder.

Renato Klein & Maria Luiza Furlan Klein
Adaptado por Marcos Wunderlich para Cloud Coaching
Mentalizadores do Sistema ISOR®

https://holos.org.br

Confira também: Como Alcançar (DE VERDADE) uma Vida Feliz e Saudável?

 

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa