Crenças: O que são e como impactam nossa realidade?
Crenças são verdades individuais, é o conjunto de tudo o que acreditamos que passa a ser verdade na nossa mente. Fisiologicamente, as crenças são fruto da combinação de neurônios que engloba toda programação neurológica aprendida ao longo do tempo a iniciar pela infância.
As crenças influenciam profundamente o comportamento, nos motivam a fazer ou não fazer algo. Elas são princípios orientadores, mapas internos que usamos para dar sentido ao mundo. Proporcionam estabilidade e continuidade. Partilhá-las com outras pessoas nos dá uma sensação mais profunda de empatia e de comunhão do que partilhar um mesmo trabalho.
As crenças nascem de muitas fontes, por meio das pessoas, situações e experiências repetidas. Criamos elas por meio da generalização, como saber que experiências podem ser generalizadas?
Algumas crenças vêm da cultura e do ambiente em que vivemos. As expectativas das pessoas que são importantes para nós criam crenças. Grandes expectativas (desde que realistas) geram competência. Poucas expectativas provocam incompetência.
Quando crianças, acreditamos naquilo que dizem de nós porque não temos como testar essas afirmações. E essas crenças podem persistir sem serem modificadas por nossas realizações posteriores. Quando acreditamos em alguma coisa, agimos como se isso fosse verdade.
É difícil provar o contrário, porque as crenças atuam como filtros perceptivos muito fortes. Os acontecimentos passam a ser interpretados com base nelas, e as exceções só servem para confirmar a regra. Nosso comportamento mantém e reforça nossas crenças. Elas nãosão apenas um mapa do que aconteceu, mas também um esboço para futuras ações.
Reprogramação Mental
Crenças são profecias autorrealizáveis e é um grande desafio já que é de dentro para fora que precisa ocorrer uma mudança. A chave é reprogramar o sistema de crenças e valores, se mudamos damos pequenos passos no dia a dia que ajudam a tornar um ser humano melhor em direção aos propósitos da vida.
Podemos reprogramar a nossa mente a partir da neuroplasticidade que tem por habilidade cerebral se modificar e reorganizar para formar novas conexões neurais, ou seja, se nossa mente tem capacidade para se remodelar, podemos obter mudanças por meio das transformações que realizamos com o nosso mapa mental.
Crenças Limitantes e Fortalecedoras
Segundo José Roberto Marques, fundador do IBC, as crenças podem determinar a sua realidade e futuro por meio das decisões, comportamentos e percepção que têm sobre si e do mundo.
Crenças limitantes são as verdades internas negativas que na maior parte do tempo advêm do medo e da antecipação de um “perigo”. Por exemplo:
Tudo é muito complicado para mim |
Não sei lidar com esta situação |
Nunca vou vencer |
Sou incapaz de ser amado |
Crenças fortalecedoras são verdades que impulsionam as atitudes e permitem receber por mérito. Por exemplo:
Eu sou destemido(a) e corajoso(a)! |
Eu me liberto do passado rapidamente! |
Minha vida flui com facilidade! |
Eu sou capaz de realizar tudo o que desejo! |
Como podemos ver neste artigo, as crenças são o conjunto de tudo aquilo que acreditamos e se torna a verdade mais íntima e absoluta que direciona o rumo da vida. Compreender como são, de fato, formadas, os tipos e como reprogramá-las permite que saia de um estado limitante e transforme o seu comportamento dia a dia até construir a realidade desejada.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre Crenças Limitantes e Fortalecedoras, e como impactam sua vida, seu comportamento e suas decisões? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Grande abraço,
Mayra Soares
https://www.linkedin.com/in/mayra-soares
https://www.facebook.com/mayra.dasoares
Confira também: Qual o foco da sua Liderança?
Participe da Conversa