Crescer rápido no mercado não é sinônimo de vitória!
Não é a empresa que cresce mais rápido que vence, e sim a que cresce melhor e de forma consistente, com gestão e perenidade. Vencer não é sobre o quão rápido você vai e, sim, o mais longe que consegue chegar e, principalmente, se manter.
É claro que a lucratividade é o objetivo de qualquer negócio. É ela que faz a empresa crescer. Mas quando as empresas crescem muito rápido e estão em plena expansão, a consequência são os novos desafios que aumentam proporcionalmente ao avanço. E por mais estranho que ainda possa soar para algumas pessoas, sim, um crescimento do negócio acelerado e de forma desorganizada pode se tornar um problema para o negócio.
Isso acontece principalmente quando a empresa não consegue planejar as próximas etapas e quando não tem noção da realidade do mercado. Ou seja, se você não acompanha o crescimento e não mensura os resultados – ou ainda não tem os recursos ou os conhecimentos para isso – pode ser que a sua empresa esteja em perigo justamente por crescer.
Não tem segredo, quanto maior – mais clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e, assim por diante, mais complexo o negócio se torna no que diz respeito à própria gestão. É preciso considerar ainda que um novo contexto exige novas ferramentas e uma abordagem diferente. É preciso estar preparado. O que funcionou no ano anterior talvez já não sirva mais no seguinte, o que atende um cliente pode não atender outro, e assim sucessivamente.
Para crescer e se manter no mercado a médio e longo prazo, esteja atento aos 3 pontos mais básicos que podem comprometer a operação:
✔️ Falta de planejamento
Com novos projetos em pauta certamente tem-se novos escopos, novos prazos — e claro, novas despesas. Sua empresa pode estar em plena expansão, mas, acredite, a sua concorrência também está. E mais do que isso, você pode aumentar o seu faturamento e ainda assim se endividar. Ter um planejamento estratégico para toda e qualquer ação da empresa é essencial. Tenha atenção a todos os detalhes, pois algum deslize pode ser o suficiente para grandes perdas financeiras.
✔️ Se comprometer com mais do que consegue entregar
Um erro bastante comum entre empreendedores iniciantes é ter aquela sede de querer cumprir os mais variados projetos, acumulando assim mais clientes e faturamentos. A estratégia, de fato, é tentadora. Mas costuma não dar certo para a maioria das empresas. O ideal é buscar novos projetos de acordo com o conhecimento e experiência da empresa. Seja referência no mercado especializando-se em uma atividade. E então crie novas linhas de projeto de forma sólida e progressiva.
✔️ Gestão omissa
Lado a lado com o planejamento, a gestão é também fundamental para administrar um negócio de forma próspera e equilibrada. É preciso ter uma conduta firme e orientada para resultados. E isso não acontece com a maioria das empresas que ingressa no mercado, que não estabelecem metas e objetivos desde o princípio.
Gostou do artigo? Quer saber mais como crescer e se manter no mercado a médio e longo prazo? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
João Kepler
http://www.joaokepler.com.br/
Confira também: Não mude de opinião por conveniência!
Participe da Conversa