Cada um de nós tem o direito de pertencer à comunidade em que vive. Somos plurais, diversos, possuímos diferentes características, habilidades e necessidades. Precisamos construir uma sociedade mais inclusiva, que obrigatoriamente deve contemplar as necessidades de todos.
Devemos lutar para que todos se sintam participantes, independentemente de suas diferenças. Precisamos aprender a lidar com a diversidade e com as múltiplas habilidades que nos tornam especiais, buscando proporcionar um ambiente inclusivo em que todos se sintam acolhidos.
Para compreender melhor as coisas, buscamos padrões. Estamos sempre interpretando o novo a partir das referências que já temos. Vivemos o mundo segundo nossas referências, desejamos ter previsibilidade e procuramos fazer comparações. Tendemos a segregar o diferente, o que desconhecemos e não compreendemos.
Por muito tempo se acreditou que pessoas com deficiência deveriam ser ensinadas em ambientes separados. Mas estudos já comprovaram que quando se aprende junto num ambiente natural, todos saem ganhando. Resultados acadêmicos e sociais positivos ocorrem para todos os envolvidos.
Ao reconhecer o outro, somos capazes de desenvolver uma maior compaixão, empatia e respeito. Somos melhores seres humanos quando aprendemos a cuidar daqueles que possuem diferentes habilidades, características ou necessidades. É preciso compreender e acolher ao invés de julgar, rotular ou classificar.
Para se criar um ambiente inclusivo, o conhecimento é fundamental. Também é necessário que exista um planejamento adequado, além de preparo para realizar as adaptações e fornecer o apoio necessário. Falar sobre o assunto é um passo importante para aumentar a conscientização.
Ampliar o conhecimento, respeitar e celebrar as diferenças, nos ajuda a olhar além das dificuldades e enxergar o verdadeiro potencial que cada um possui. Somos muito maiores que nossos problemas e capazes de superar grandes desafios. Todos nós estamos vivendo dentro de nossas possibilidades, sendo o melhor que podemos e buscando ser felizes com aquilo que possuímos.
A vida se manifesta pelos acontecimentos, independentemente de nossa vontade. Não controlamos os acontecimentos, podemos controlar em maior ou menor grau nossas atitudes. Através de nossas ações, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas, colaborando para construir um mundo melhor para todos.
Podemos escolher enxergar os outros com os olhos de amor, fazer com que se sintam valiosos e especiais ao nosso lado, por serem quem são. Encorajando para que sigam adiante, independentemente dos desafios e dificuldades que possuem. O amor é capaz de transpor qualquer barreira.
A Conexão Autismo, através de seu trabalho, busca promover a inclusão de alunos com autismo e elaborou um e-book com algumas estratégias baseadas na intervenção de Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Neste e-book é possível encontrar estratégias para desenvolver uma maior autonomia da criança e realizar uma inclusão efetiva em sala de aula.
Clique no link para adquirir:
http://estrategias.conexaoautismo.com.br/
Participe da Conversa