Crise gera CAOS INCRÍVEL no Setor Comercial do País!
No momento da grave crise, o melhor a fazer é não arriscar? Errado!
Este é o momento ideal, para buscar novas oportunidades, revolucionar e criar um novo segmento que ainda não foi notado por ninguém.
A oportunidade está disfarçada, para que os inquietos a enxerguem além das suas evidências.
Infelizmente, não é bem assim que o mundo funciona. Grande parte dos empresários ou comerciantes permanecem estáticos e com péssimo hábito de reclamar, desprezar e fugir de tudo que esteja relacionado com o problema.
A visão deles está centrada somente no ruim. Em momento algum dispersam o seu olhar para o que acontece ao seu redor, para que possa encontrar uma nova solução.
É muito mais fácil e prático lamentar e repudiar, perdendo um tempo precioso com reclamações, pessimismo, críticas e vitimização. Uma situação totalmente inversa do pensamento da Toyota Motor, em 1946, na segunda guerra e com o país devastado.
A economia do Japão estava aniquilada e em completa escassez. A Toyota corria sério risco de encerrar as suas atividades, um período que predominou e ficou conhecido como “mercado negro”.
Qual foi a sua única saída?
Mudar a postura imediatamente, olhar para dentro e rever toda a sua forma de trabalho. Toda a sua reestruturação, modelos de sistemas e processos. E assim alteraram por completo o seu sistema, somado a uma nova gestão. Para que dessa forma encontrassem um novo caminho para a diferenciação e sucesso.
As grandes dificuldades certamente impulsionam qualquer um, tudo irá depender da nova atitude, estudo e persistência perante o problema estabelecido.
Conseguir enxergar dessa forma não significa mero otimismo ou visão distorcida da realidade. Significa a compreensão da realidade e consequentemente da nova rota que deverá seguir.
Segundo o americano, William Arthur Ward,
“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”.
Toda crise é motivadora, nos força a fazer escolhas que provavelmente não faríamos em circunstâncias diferentes, já Albert Einstein dizia:
“Em momentos de dificuldades, a imaginação é mais importante do que o conhecimento”.
O grande benefício das crises é justamente te obrigar a pensar diferente, tomar decisões que você jamais tomaria em um cenário pacífico.
Não espere que “alguém”, seja ele o cliente, o governo ou até mesmo um concorrente resolva para você a situação; não ouça pessimistas ou pessoas bitoladas em desgraças.
Um dia você acreditou que o seu negócio ganharia a notoriedade e levaria benefício para alguém e lucro para você. Mesmo sendo uma empresa recém-formada, sem grandes investimentos ou recursos, mesmo assim você não desistiu. Você acreditou, foi lá e abriu, contratou e conquistou clientes.
E hoje, não acredita e desiste do seu sonho passando o tempo encontrando culpados?
O segmento de buffets caminha, mesmo que em pequenos passos, para a inovação na forma de realização de eventos, engajado com a situação remota atual. Os restaurantes, lojas e afins definitivamente viram um mercado de vendas online que antes era desprezado por eles. Escolas, faculdades reinventaram o sistema EAD, adeptos ao novo sistema híbrido.
Profissionais e gestores que antes acreditavam que um trabalho remoto, home office, não funcionava viram otimizar as suas operações. Eu poderia citar muitos e muitos exemplos, mas de fato, você certamente já conhece.
Frequentemente ouço pessoas indagarem, procuro uma solução, como vou manter a minha empresa, o que vou fazer? Hoje 100% das empresas querem a mesma resposta.
O que não se dão conta é que as soluções, as oportunidades estão por toda a parte. Sejam nas ruas, parques, dentro de casa, na empresa, ou nas necessidades das pessoas. Qualquer lugar ou momento será um estopim para uma grande ideia e solução, basta você querer enxergá-la. O que não pode é ficar estagnado ou esperar que alguém resolva para você o que é da sua responsabilidade.
Olhe ao seu redor, se afaste de pessoas que só enxergam o lado ruim, ou persistem em falar sobre eles. Como diz o ditado popular, se você quer voar, ande com as águias e não com galinhas. O único responsável para dar uma reviravolta no momento de crise que vem atravessando, será você mesmo, quando parar de reclamar e tomar novas atitudes.
Estamos em um momento que sabemos ser temporário e difícil, porém dividiremos em etapas, quais sejam:
Primeira etapa
Para a mudança e crescimento é você aceitar e admitir a real situação sem ficar vivenciando o sofrimento diariamente e esquecendo de procurar solução.
Segunda etapa
É se distanciar das pessoas pessimistas que amam ver noticiários e depois disseminar que tudo está perdido, que não tem mais jeito; que todos morreram ou o País está acabado; fuja rapidamente, neste momento você precisa de luz e não de trevas.
Terceira etapa
É para você compilar todas as informações, alterações de cenário, de necessidades, desejos e mudanças de comportamentos. E então analisar e criar novas formas para atender novas demandas ou remodelar a sua empresa ou vida profissional.
Quarta etapa
É você apostar e acreditar em tudo que conseguiu extrair da sua análise e observação. É a fase para você voltar e encontrar a força gigante que está dentro de você, aquela que te faz reiniciar e acertar.
Seguindo estas etapas iniciais certamente encontrará o caminho para retorno do sucesso da sua empresa e da sua vida.
Lembre-se:
“Não há vitória sem dificuldades, não há superação sem obstáculos, não há conquista sem esforços e jamais haverá volta por cima sem se estar por baixo” (Carlos Domingos)
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como superar a crise e encontrar o caminho para retorno do sucesso da sua empresa e da sua vida? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro.”
Adriane Yared
http://adrianeyaredcoaching.com.br/
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