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Cuidado… 6 Erros no LinkedIn que podem prejudicar sua imagem profissional!

No campo profissional, uma ferramenta muito utilizada é o LinkedIn. Porém, há muitos cometendo erros que talvez não notem o quanto isso pode afetar sua imagem profissional. Conheça os 6 erros mais comuns.

Nunca se falou tanto em networking nos últimos tempos. Negócios, recolocação, parcerias, empreendedorismo, educação, vida pessoal. Em todos estes ambientes, o networking é fundamental.

Uma coisa é fato! Nós precisamos nos conectar. Sozinho não chegamos a lugar algum. A troca com o outro é rica de aprendizados, crescimento e experiências.

Mas por que será que os profissionais não gostam? Porque não sabem como fazer networking da maneira correta. Networking não tem nada a ver com puxa saquismo, mas com partilha autêntica e verdadeira. Esta é a premissa básica.

Para o campo profissional, uma ferramenta muito utilizada é o LinkedIn. Porém, vejo muitos cometendo erros que talvez não notem o quanto isso pode afetar a sua imagem profissional. Para te apoiar, quero partilhar os 6 erros mais comuns.

1. Não compreensão do objetivo da rede. LinkedIn é uma rede profissional para negócios, troca, parcerias e não para o campo pessoal. Você coloca o seu perfil, currículo virtual, portanto, cuidado! Esta rede não é para relacionamentos amorosos e fotos na praia. #ficaadica.

2. Primeiro dê, depois peça. O que vemos são as pessoas pedindo muito e oferecendo pouco. Principalmente, numa recolocação profissional. Isso não quer dizer que você não pode acionar sua rede para pedir apoio com indicações. Contudo, faça isso com pessoas que você já conhece, já possui uma troca. Se você não conhece a pessoa, ofereça antes, ajude para gerar reciprocidade. Faça este passo antes, mas lembre-se, isso leva tempo. Compreendo que neste momento de recolocação profissional, bate muita ansiedade, mas avalie trocando de papel com a outra pessoa. Você não a conhece, envia um convite e na sequência, envia seu currículo, pede uma entrevista ou divulgação. Agora, imagine mais 50 pessoas fazendo o mesmo por dia. É claro que existe uma real ajuda neste momento, mas a forma de apenas pedir sem trocar, não gera continuidade e um ganha-ganha. Pense nisso.

3. Vai agregar? Posta! Não vai? Evite! Antes de postar, avalie se irá agregar para a rede. Lembre-se da sua imagem profissional. Avalie a forma da postagem, conteúdo, principalmente quanto a críticas. De que forma, você pode apoiar a rede com os seus talentos para que notem a consistência e valor no que você escreve?

4. Não cuidado com o seu perfil. Construa com carinho e atenção seu perfil. Invista tempo, pois contará uma história sobre você com suas experiências e habilidades. Isso forma a sua imagem profissional. Fique atento à escolha da foto, maneira que descreve suas atividades e resultados. Atenção aos erros gramaticais. Se pergunte: se fosse um empreendedor, gestor, profissional de RH, eu me conectaria com esta pessoa?

5. Troque conhecimentos e não lamentações. Poste vídeos, artigos, conteúdos, frases de incentivo. Partilhe livros, experiências relevantes para a rede. Gosta de escrever? O Pulse é uma ferramenta excelente dentro do LinkedIn. Aumenta a visibilidade quando colocamos algo de valor.

6. Não sabe como começar? Busque pelos grupos. Existem grupos de discussão por temática. Esta é uma ótima oportunidade para trocar, conhecer pessoas novas, apontar situações, colher aprendizados e pedir suporte; uma vez que o grupo tenha este princípio. Dê o primeiro passo e faça algo diferente para você!

O não você já tem, portanto se permita partilhar com o que possui de melhor. Saia da zona de conforto, pense em novas formas de se conectar, mas não apenas para algo que precise agora; mas para que possa ter constantemente uma rede mútua para crescer e evoluir na carreira. Isso não é forçar a barra ou ser puxa saco, é ser sua versão autêntica com uma atitude diferenciada para gerar valor para o mundo.

Aline Gomes Author
⚙️ Limonada
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
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