Você é uma pessoa e/ou profissional comprometido? Se respondeu que sim, peço que responda com sinceridade:
– Qual é o seu percentual de Comprometimento? Seria de 100% ou menos? Talvez 88% ou seria de 10%?
Na minha opinião, se a pessoa não tiver “100% de Comprometimento” com algo que acredita, com seu trabalho, com sua palavra, com deveres, com obrigações e com suas responsabilidades de vida, ela não poderá reclamar se nada de bom ocorrer no seu dia a dia ou que as pessoas não cumpram com o que prometeram ou que nada conquistam.
Quem não tem comprometimento com nada ou quase nada, está a caminho de fracassos, frustrações e muita negatividade.
Quando no final de uma sessão de Coaching o Coach sempre pergunta ao seu cliente qual será seu comprometimento com a meta ou tarefa que deverá cumprir até a próxima sessão, em geral a pergunta será:
Qual é a importância do seu objetivo para você? Qual é o ganho em executar este objetivo?
A relevância que o objetivo tem em sua vida é fundamental para que assuma o compromisso de ir até o fim para alcançá-lo.
Se o cliente não responder que será 100% de comprometimento em executar a meta, o Coach irá questionar por que não 100%? Ou o cliente abraça a tarefa totalmente ou poderá não executá-la. Aí virá a frustração e até uma possível derrota.
Falta de comprometimento é um caminho de fracassos sim. Não importa qual o porcentual de comprometimento. Se a pessoa não estiver 100% envolvida, poderá desistir no meio do caminho.
E desistir é a reclamação que mais escuto. Desisti de estudar. Desisti de amar. Desisti de trabalhar com afinco. Desisti de buscar prosperidade.
E a pessoa não entende que se “desiste de algo” ela estará deixando “de existir”.
É como disse René Descartes: “penso, logo existo”.
Ter comprometimento com sua vida pessoal e profissional é pensar no que deseja de melhor para você. É pensar nas metas e planos. É pensar num plano para executar e chegar no seu objetivo. É pensar como é que vai fazer com resultados e vitórias.
Ter 100% de comprometimento é combustível para viver bem, provar que você existe e é um Ser Vitorioso.
Você acha que estou muito filósofo hoje? Perfeito!
Penso, logo escrevo este artigo com 100% de comprometimento.
Participe da Conversa