Identificado os objetivos, as necessidades e recursos disponíveis, a próxima etapa é estruturar ações para conquista dos objetivos, conforme as metas estipuladas. Hum… Parece simples, principalmente no mundo dos negócios, isso é planejamento puro!
Agora eu pergunto, por que muitos empresários com ideias brilhantes, negócios promissores, não conseguem executar conforme planejaram? Pois nem todo empresário tem o perfil empreendedor. É aí que entra o processo de Coaching!
Existe um detalhe chamado Competência Comportamental, não basta apenas boa vontade e competência técnica se não houver atitude adequada, uma pessoa com perfil empreendedor possui iniciativa e acabativa…
As ações exercem um impacto direto nos resultados!
A atitude tem relação com o querer fazer. Para agir o ser humano precisa encontrar motivos que lhe sejam interessantes.
E mesmo após ter encontrado um motivo para agir é preciso saber o que fazer e como fazer…
Existem pessoas que querem fazer, sabem o que fazer como fazer e não conseguem dar continuidade, pois detestam a rotina operacional, se dispersam com novas ideias e novos projetos, elas são pessoas com muita iniciativa e pouca acabativa.
Da mesma forma que percebemos outro tipo de perfil como de pessoas que não têm muitas ideias, mas se disserem o que elas precisam fazer, elas farão com muito primor, neste caso têm o perfil de acabativa.
A boa notícia é que depois de identificado o perfil e os pontos de excelência e os pontos de carência, se a pessoa tiver interesse e comprometimento com seu desenvolvimento serão possíveis desenvolver competências comportamentais mais alinhadas aos objetivos.
A competência é composta por conhecimentos (ter), habilidades (saber) e atitudes (querer) e ambos podem ser desenvolvidos!
Um grande abraço!
Participe da Conversa