Vamos primeiro qualificar o que é criatividade.
A mais atual é: A CRIATIVIDADE é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória “RAM” biológica para o impulso da evolução humana. A memória RAM segundo Cury,(2009) é o fenómeno dos registos da memória. O que melhor descreve a criatividade é o que Sanchez (2003) discreveu em seus apontamentos. A criatividade é uma sublime dimensão da condição humana. É entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da capacidade de evolução da humanidade. O mérito da expressão criativa é fruto da “complexidade”, ou seja, é fruto do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano. É muito interessante contemplar os efeitos provenientes desta construção puramente mental e considerar a capacidade de um indivíduo criativo construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. É consensual e gratificante, perceber que todos temos a capacidade criativa, só deve ser melhor desenvolvida.
Existem outras definições na Wikipédia que poderão ser consultadas.
Todo ser humano possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade criativa das pessoas esteja de certa forma ligada a seus talentos. Eu posso lhe ajudar a conhecê-los. Entre no site da Fitoy e procure um resumo de seu Tipo Psicológico bem como seus talentos.
A criatividade move as pessoas para um mundo melhor. Por meio de questionamentos e reflexões, sejam elas vindas do meio em que vivemos, sejam elas internas. Se não fosse ela, nós ainda estaríamos morando em cavernas e nos comunicando por meio de desenhos. A criatividade humana é sem limites e não faltam exemplos de como os homens foram capazes de criar para sobreviver.
A criatividade se tornou um dos requisitos fundamentais na hora de se conseguir um emprego. Isso não é válido apenas para profissões onde a criatividade é uma competência imprescindível. As empresas buscam pessoas capazes de criar, se envolver, ter iniciativa e inovar. As Empresas procuram colaboradores capazes de gerar valor para a companhia.
Temos que buscar de todas as maneiras novas formas de agir, de pensar e de atuar. A criatividade que vai fazer com que você possa resolver problemas, identificar oportunidades e atingir resultados diferenciados, isto é, aumentar o seu poder de criação.
8 dicas para desenvolver a criatividade:
- Mantenha a curiosidade aguçada;
- Mantenha seus sentidos apurados;
- Questione-se sobre tudo;
- Inspire-se em boas fontes de referência;
- Consuma entretenimento de qualidade;
- Escreva suas ideias, tire-as da cabeça e coloque-as no papel;
- Absorva a incerteza;
- Pensamento Independente, isto é, trabalhe com a diversidade.
Da Vinci nos ensina por meio de sua arte como usar a criatividade. O desafio é: que tal ver e pensar de forma diferente o que todos pensam e veem da mesma forma?
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa