Um grupo de pessoas trabalhando para a mesma empresa, não significa uma equipe de alta performance.
Equipes são formadas por pessoas e pessoas lidam com sentimentos, crenças, valores, objetivos, propósitos…
Para construir uma equipe unida, comprometida com as metas e resultados, que gere um ambiente harmonioso de trabalho, não é uma tarefa fácil!
É preciso gerar confiança e respeito entre todos os integrantes, incluindo os líderes.
Allan Drexler e David Sibbet identificaram, após anos de estudos, um modelo adequado para desenvolver equipes de alta performance!
Para que haja resultado eles determinaram um processo com sete etapas de desenvolvimento gradativo.
Preocuparam-se em ORIENTAR o grupo, todos devem se conhecer melhor, os líderes devem saber quais são as habilidades, competências, objetivos e expectativas de cada colaborador, em contrapartida deve se apresentar, depois apresentar a empresa e alinhar expectativas…
Sem CONFIANÇA não há resultados! Uma vez apresentados todos os integrantes da equipe, alinhado expectativas e acordado um compromisso, se cria um elo de confiança entre o grupo e assim deixa de ser um grupo de pessoas e se inicia a formação de uma equipe comprometida a atingir os resultados esperados!
Porém para que haja uma ação antes é preciso ESCLARECER os objetivos e responsabilidades de cada integrante e criar um plano, uma rota para que os objetivos e metas sejam cumpridos, o famoso quem faz o quê, como, quando, onde e por quê!
Lembrando que toda a comunicação deve ser clara e objetiva. Antes de partir para a ação é recomendável validar se todos os integrantes entenderam o que é preciso ser feito, se há dúvidas ou sugestões.
Após tudo alinhado e COMPROMISSO assumido aí sim é possível IMPLANTAR, seguir o que foi acordado!
Os líderes devem estar sempre monitorando os resultados, promovendo a comunicação constante entre a equipe e, se necessário, realizar os ajustes.
Para que haja um ALTO DESEMPENHO, este modelo indica a participação ativa da equipe com respeito e sintonia, todos juntos discutem sobre o projeto, o trabalho em equipe, como estão os resultados, quais alternativas de melhoria podem implantar nos próximos projetos, recolhendo as lições aprendidas e estabelecendo novas metas e novos desafios.
Percebem que esta etapa não é um simples feedback?! Muitas empresas aplicam as avaliações e depois os feedbacks individuais, mas o ganho de uma reunião de equipe para recolher as lições aprendidas é excelente para a melhoria contínua e a integração da equipe.
Quando acontece a superação dos desafios, os objetivos são cumpridos e as metas concretizadas, há o tão esperado reconhecimento, a celebração e uma sensação por todos de dever cumprido! Nesta fase a equipe se RENOVA para novos desafios e novos projetos!
O modelo indica que o sucesso está em todos os membros, não apenas nos líderes.
Equipe unida, motivada, produz muito mais!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
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