fbpx

Demita seu chefe… mesmo trabalhando com ele todo dia!

“Meu chefe pega pesado demais... ele me cobra muito! Não estou aguentando!”. Se você passa ou já passou por isso, então muito provavelmente você consegue se lembrar da sensação ruim que é ter um superior a você no organograma pegando no seu pé.

Uma das principais reclamações que ouço dos profissionais de TI que atendo, seja para orientação de Carreira, seja para obtenção de Certificações de TI e evolução profissional é: “meu chefe pega pesado demais… ele me cobra muito! Não estou aguentando!”

Se você passa ou já passou por isso, então vai saber do que eu estou falando e, muito provavelmente, consegue se lembrar da sensação ruim que é ter alguém superior a você (falando em termos de organograma) pegando no seu pé.

E o conselho que eu dou para todos é o seguinte: Demita o seu chefe sem pedir demissão do seu emprego.

A maioria esmagadora das pessoas não se afasta das empresas onde trabalham. Normalmente, elas pedem demissão para se verem livres dos seus chefes.

Então, como demitir seu chefe sem precisar pedir demissão? É simples, porém pode não ser tão fácil.

Normalmente, chefes muito presentes precisam de um nível de feedback mais alto, ou seja, eles precisam micro controlar tudo. OK, essa não é uma prática muito boa, pois sobrecarrega qualquer pessoa, porém existem pessoas que trabalham assim (e o seu chefe pode ser uma destas pessoas). Então, aceite o fato e comunique-se!

Sim, comunique-se! Faça as informações fluírem na direção do seu gestor para que ele se sinta confortável. Trate-o como ele quer. Faça alinhamentos mais constantes, copie-o em e-mails, peça sua opinião mais frequentemente.

No começo você vai ter um pouco mais de trabalho para se adaptar à rotina de comunicação do seu gestor, porém, com o passar do tempo, ele mesmo irá confiar mais no seu trabalho e passará a exigir menos de você.

Se esse for o seu caso e, principalmente, se esse for o caso do seu gestor, teste. Faça essa adaptação aos poucos e veja como as coisas se encaminham. Caso algo de diferente surja e peça a sua atenção (neste sentido de encontrar o caminho ideal entre você e seu gestor), faça adaptações. O processo de comunicação é fundamental para que não existam falsas expectativas de ambos os lados dessa conversa.

Assim, no final, você acabará demitindo aquele seu chefe antigo, mandão e cobrador e terá uma pessoa que trabalha com você, que conhece o seu potencial e, principalmente, uma pessoa em que ele pode confiar (e deixar trabalhar por si só).

Até a próxima!

Rodrigo Pace Author
Rodrigo Pace tem mais de 17 anos de experiência profissional em TI, atuando como Consultor na Telefonica Vivo há mais de 10 anos. Certificado PMP. Coach especialista em Profissionais de TI, Escritor, Palestrante, Professor e Empreendedor Digital. É formado em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unesp e possui MBA em Gestão de TI pela FIAP. Criador do projeto Desafio LinkedIn que já atendeu mais de 3.300 alunos gratuitamente proporcionando maior valor, resultados e visibilidade profissional para as pessoas dentro do LinkedIn.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa