Nas duas últimas semanas, e não foi por acaso, eu chamava a atenção dos profissionais de Coaching para buscarem entender se as queixas e/ou demandas dos clientes eram mesmo verdadeiras. Ou seja, estaria ou não havendo a tentativa de manipulação para esconder um sintoma de depressão ou de esgotamento físico-mental pelo cliente?
Comentei que isso não foi por acaso, dado o grau de ocorrências que tenho percebido em um país cheio de medos. Aliás, ontem em uma conversa com o presidente de uma das mais antigas e importantes associações empresariais do Brasil, registrava-se o estado de medo que abate o carioca, com o estado falido, a capital relegada à violência e um ambiente triste, com bares e restaurantes de rua vazios mesmo em uma noite quente. Um mínimo de segurança apenas existe em ambientes protegidos, como nos shoppings.
Agora, eis que a Veja faz uma matéria com dois dos mais importantes e renomados médicos brasileiros, tendo como tema a depressão nos consultórios. O assunto é tão vasto e os depoimentos de David Uip e Miguel Srougi caem como um maravilhoso complemento a tudo o que eu comentei nos artigos anteriores.
Minha recomendação expressa é a de assistirem os depoimentos, em vídeo, com calma e reflexão. O aprendizado será enorme e a contribuição que esse compromisso trará para suas próximas sessões ainda mais essencial. O link é http://veja.abril.com.br/saude/depressao-no-consultorio/ e a sua conclusão …
Bem, a sua conclusão poderemos até debater futuramente, aqui no Espaço do Coach!
Abraços
Participe da Conversa