Todos os dias nós nos deparamos com nossos desafios existenciais. Vamos nos lembrar de alguns deles: relacionamentos, insucesso, ansiedade, insegurança, falta de grana, injustiça, indecisão, saúde, traição, amizade, amor etc. Poderíamos ficar horas descrevendo nossos desafios. A proposta aqui é que nós passemos a entender que eles servem para que nós, a cada dia, nos aperfeiçoemos como seres humanos. Eles estão na nossa frente, tentando provocar uma reação nossa, qualquer que seja ela. Não podemos ficar parados, temos que reagir. Muito pensamento anula a ação. É fácil? Não! Dói? Algumas vezes mais que outras. Mas o importante é que não deixemos que elas nos levem à enfermidade, dificuldades financeiras, vícios, perdas e inquietações íntimas. E como vamos enxergar tudo isso de uma forma positiva? Traçando dentro de nós os nossos próprios desafios, isto é, vamos renovar a nossa esperança. Vamos olhar para frente e para o futuro, considerando-o o portador de condições melhores que as oferecidas pelo presente.
Se quisermos resultados diferentes a cada desafio que nos é colocado, devemos lembrar como foi que o resolvemos da última vez. Tentemos mudar a forma para obter resultados diferentes lembrando que gentileza gera gentileza. Então o que nós não gostaríamos que fizessem conosco não será a forma que adotaremos para responder positivamente ao mesmo.
Vejo que em algum momento todos nós precisamos recomeçar. E aí vamos qualificar a palavra: começar de novo; refazer depois de interrupção; retornar a fazer qualquer coisa. Mas o mais importante é que temos que recomeçar, renovando as esperanças e enfrentando os nossos desafios pessoais. Fazendo a seguinte pergunta: O que eu tenho que aprender com esta situação? Esta reflexão é muito importante, pois só assim nossa mente é capaz de quebrar paradigmas. Mudar o mapa mental, pois talvez estejamos repetindo uma receita muito antiga que para este momento não é a melhor.
Dicas para recomeçar renovando as esperanças:
- Estabelecer hábitos saudáveis;
- Mudar posturas internas;
- Fazer boas escolhas diante da vida;
- Definir objetivos de vida;
- Fortalecer a fé e a confiança em si mesmo;
- Entender que somos aquilo que fizermos de nós mesmos.
O convite está feito a todos nós levando em conta que na sociedade atual o desafio maior é suportar tantas transformações sem perder a sua identidade.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa