Hoje gostaríamos de contar, de forma breve, a história do rei Sísifo, personagem que pertence à mitologia grega e que, por duas vezes, enganou a morte. Por fim, sem ter mais por onde correr, Sísifo pereceu de velhice e Zeus enviou Hermes para conduzir sua alma a Hades – deus do submundo. Por ter enganado a morte duas vezes, Hades o condenou a empurrar uma pedra gigante até o topo da maior montanha do submundo, por toda a eternidade. O que o rei Sísifo não sabia é que, sempre que chegasse ao topo, uma força superior à sua rolaria a pedra para baixo novamente e assim, Sísifo teria que descer por todo o morro até iniciar novamente sua jornada rumo ao topo.
Imaginar que, até hoje o rei Sísifo persiste em empurrar a pedra até o topo do morro, mesmo sabendo que, ao final, será forçado a descer novamente por não conseguir, nós vos propomos o seguinte questionamento: qual você imagina ser o momento de maior dor para este personagem?
Obviamente existem vários momentos dolorosos, porém, o maior deles ocorre quando ele inicia sua descida montanha abaixo. Sem estar engajado a nenhuma outra tarefa e estando absolutamente sozinho, ele se encontrava com seu “EU” verdadeiro e tinha tempo para uma profunda reflexão do sentido de tudo o que fazia.
E você, quanto tempo do seu dia você separa para enfrentar essa descida? Para uma conversa verdadeira consigo?
Significado e propósito é um assunto difícil de se trabalhar, mas, em suas pesquisas, Martin Seligman (Diretor do Positive Psychology Center) descobriu que pessoas conectadas com algo maior que elas, como um propósito, aparecem como mais felizes e com maior bem-estar.
Então, dedique mais tempo a você mesmo, faça algo de valor, não apenas algo para conquistar um objetivo imediato e efêmero, mas algo que sirva a um propósito maior.
Viva intensamente esses momentos! Se conheça! Se aceite!
E… se ame! A pessoa mais incrível nesse mundo para você, é você mesmo!
Participe da Conversa