2 Dicas Poderosas de Como Prevenir e Aliviar o Estresse
Prescrição: Consulte seu corpo e liste os estressores
Cansaço e estresse são as queixas mais comuns nos consultórios das mais variadas especialidades, nos papos de família ou no encontro com amigos. Não parece meio óbvio precisarmos olhar para este tema tão antigo e ao mesmo tempo cada vez mais necessário compreendê-lo?
Afinal, prevenir, tratar e gerenciar o estresse é sinônimo de autocuidado para nos salvarmos de nós mesmos. Sim, nós mesmos. Basta saber se damos a real importância ao tema.
E o que é o estresse?
Um estado de preocupação ou tensão mental causado por uma situação difícil – pode ser uma ameaça, uma sensação de insegurança, um pensamento, e tudo que nos afasta daquilo que nos traz bem-estar físico e emocional.
É natural?
Claro! Natural, involuntário, importante e através dele nos adaptamos a condições desafiadoras, sobretudo para nossa sobrevivência – a famosa resposta de luta e fuga.
“O maior problema é o estresse crônico, repetitivo, capaz de alterar a estrutura e função de nosso cérebro, das organelas celulares e telômeros, a imunidade, comprometendo a saúde mental, emocional, física, cognitiva e de nossos relacionamentos.”
Das muitas listas com dicas de como prevenir e aliviar o estresse, gostaria de reforçar dois pontos:
1. Perceber o Corpo
Aparentemente fácil, mas é complexo. Afinal, a vida nos convida a estarmos ativos o tempo todo, com a agenda 100% preenchida, sem tempo para perceber os sinais que nosso corpo dá – nosso principal médico. Que emoções tem sentido, que sensações físicas seu corpo revela, o que ele está te dizendo? Ao invés de agradecermos ao nosso “médico sagrado”, legítimo, gratuito, honesto, muitas vezes só reclamamos do que sentimos.
2. Listar Nossos Estressores
Já imaginou listar o que drena sua energia, te estressa, cresce seus medos, incertezas, pressão… e perguntar-se:
- O que posso deixar de fazer ou manter?
- O que está sob seu controle? Quais meus limites inegociáveis e quais posso negociar?
- O que não está sob meu controle, posso negociar, delegar, buscar apoio?
Encarar o estresse de frente é um ato de coragem e amor-próprio. Quando nos permitimos ouvir nosso corpo e identificar os nossos estressores, começamos uma jornada de autoconhecimento e empoderamento. É preciso lembrar que nossa saúde e bem-estar não são luxos, mas necessidades básicas.
E, por fim, uma terceira dica imprescindível:
Faça do seu bem-estar uma prioridade!
Transforme sua vida priorizando a sua saúde. Deixe que a sabedoria do seu corpo guie suas ações, e liberte-se do peso dos estressores crônicos. Ao fazer isso, você não estará apenas prevenindo o estresse, mas também cultivando uma vida mais equilibrada, plena e feliz. Afinal, a verdadeira revolução começa dentro de nós.
Você está pronto para essa transformação?
Se quiser saber mais sobre este tema, estou à disposição!
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre dicas de como prevenir e aliviar o estresse? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um forte abraço,
Dra. Marcia Coronha
https://www.institutoconsciencia.info/
https://www.instagram.com/instituto_consciencia/
Confira também: Ressignificando a Maturidade: Será que este tema é para mim?
Participe da Conversa