fbpx

Diferenciação em Consultoria: O que você traz para a mesa?

Ao pensar em entrar para o mercado de consultoria ou ao refletir a respeito da sua carreira, caso já atue como prestador de serviço, analise o que você leva à mesa de seus potenciais clientes ou clientes atuais, quais são suas estratégias de diferenciação.

Diferenciação em Consultoria: O que você traz para a mesa?

Diferenciação em Consultoria: O que você traz para a mesa?

Recentemente, em setembro deste ano, participei de um congresso internacional nos EUA, a respeito de ferramentas de assessment relativas à avaliação de perfil profissional, em termos de comportamentos, valores, inteligência emocional, competências, estresse, axiologia e outras ciências. Nesse encontro foram apresentados os resultados de uma pesquisa contratada pela empresa organizadora do evento, relativa ao tema do congresso. Essa pesquisa analisou cinco regiões:

  • América do Norte;
  • Europa;
  • Ásia e Pacífico;
  • África e Oriente Médio;
  • América do Sul e Central.

Segundo esse estudo, o mercado global de ferramentas de assessment em 2020 passou de 6 bilhões de dólares, com uma projeção para 2028 superior a 16 bilhões de dólares. Para alguns, o mercado pode já parecer saturado de fornecedores, porém a estimativa é de que, em um espaço de oito anos, tenhamos um crescimento de mais de 160%. A pesquisa era sobre ferramentas de assessment, porém é importante percebermos a conexão que essa pesquisa tem com uma grande variedade de intervenções. Por exemplo: coaching, mentoring, treinamento, consultoria, contratação, promoção de pessoas e outras maneiras de identificar talentos e desenvolver pessoas e organizações.

De acordo com essa projeção, é certo que cada vez mais tenhamos uma variedade maior de fornecedores de ferramentas de assessment com níveis de qualidade e complexidade muito variadas. Estes irão atender aos mais diferentes níveis de exigência de clientes e de consultores em vários estágios de carreira e posicionamento.

Não raro, é possível encontrar profissionais de consultoria muito competentes e com entregas de alto valor para o cliente, que ainda utilizam ferramentas de assessment incongruentes com o seu posicionamento e padrão de entrega.

No entanto, acredito que utilizar ferramentas de assessment com uma sólida base científica e de uma qualidade bem elevada começará a deixar de ser um diferencial acessório para começar a se tornar uma precondição para profissionais que desejam se posicionar de maneira a ocupar o topo da pirâmide no mercado de consultoria, com uma sólida diferenciação e consistente qualidade de entrega.

Por outro lado, podemos encontrar profissionais de consultoria que já utilizam ferramentas de assessment de classe mundial e que passaram por ótimas certificações, mas que carecem de outros fatores de diferenciação. E que, aos olhos do cliente, podem também ser muito importantes, até determinantes na contratação, ou não, do serviço proposto.

É importante lembrar que, antes de o cliente aprovar a proposta, ele irá provavelmente avaliar a pessoa que estará à frente da entrega.

Logo, é importante que as pessoas que tenham interesse em se estabelecer, de maneira firme e duradoura, com um posicionamento distinto da grande massa de profissionais que atuam em consultoria, com uma alta qualidade na entrega e notada competência em agregar valor ao cliente, também reflitam sobre o que estão levando à mesa do potencial cliente, ao encontrá-lo e ao apresentar sua proposta comercial.

A seguir, algumas dimensões que seus potenciais clientes poderão pesquisar e checar, antes de estar com você, ou que poderão estar esperando encontrar, quando estiverem sentados à mesa, à sua frente:

  • Segurança e foco na área de atuação escolhida e compartilhada;
  • Consultoria como opção de vida e não como atividade temporária;
  • Indicadores tangíveis de compromisso com a carreira de consultoria;
  • Clareza de propósito de vida e papéis ao executar o projeto proposto;
  • Indicadores de quem tem uma vida financeira equilibrada;
  • Sucessos documentados;
  • Testemunhos de clientes;
  • Experiência comprovada;
  • Carteira de clientes;
  • Fidelidade ao conceito de cliente ideal definido;
  • Produção de conteúdo (artigos, livros, vídeos e podcasts);
  • Cursos de especialização de qualidade;
  • Certificações em instituições relevantes;
  • Formação acadêmica;
  • Parcerias alinhadas ao posicionamento compartilhado com o cliente;
  • Transparência na carreira pré-consultoria;
  • Atitude positiva com a vida;
  • Senso de autovalor elevado;
  • Equilíbrio emocional;
  • Hábitos salutares;
  • Abertura, curiosidade e conhecimento das novas tendências;
  • Domínio dos fundamentos da área onde atua;
  • Relacionamentos positivos com família e amigos;
  • Histórico de crises e de como as superou.

IMPORTANTE: As pessoas querem estar perto de quem elas admiram e com quem possuem, de fato, um claro alinhamento de valores e visão de mundo.

Também é relevante refletir a respeito de em quais dimensões será necessário depositar uma maior atenção. Caso o seu reconhecimento e remuneração hoje não sejam o que você gostaria de estar vivenciando. Do mesmo modo, cheque quais indicadores que você já possui, que mostram que você é de fato mais bem gabaritado que o seu próprio cliente, para fazer o que ele pede.

Este estudo pode ajudar você a perceber o risco de um desequilíbrio entre o valor que você agrega ao seu cliente, e o que ele deposita no seu bolso. Uma recomendação é que, após o término do seu trabalho, o seu cliente tenha uma sensação de que recebeu mais do que pagou.

Um dos fatores que mais contribuem para o sucesso em médio e longo prazos é a congruência.

Quando o cliente percebe alguma incongruência entre o que você fala e o como você atua, ou pior, o como você se vende com o que de fato é o seu histórico, a insegurança se fará presente, diminuindo a velocidade da aprovação da sua proposta ou até fazendo com que o potencial cliente se afaste e opte pela não contratação.

Investir nessas dimensões também é uma forma de tornar a sua abordagem comercial mais forte, uma vez que elas irão, por si só, quando disponíveis e de fácil acesso para quem procurar, mostrar o seu valor, atraindo clientes e facilitando a venda.

Faça com que o seu histórico e os seus resultados falem por você, quem é você, de verdade.

Construa uma história pessoal e uma carreira profissional que traga o cliente que você deseja. Igualmente, que outras pessoas, sem você saber ou pedir, indiquem ou até vendam você.

A pesquisa apresentada aqui no início, em conjunto com o acentuado aumento de artigos e livros realçando a importância do fator humano para o sucesso das organizações, mostra então que aumentará muito a demanda por profissionais que entendem de gente. Por conseqüência, o mercado para prestadores de serviço em identificação e desenvolvimento de talentos possui uma forte tendência de crescimento. Desse modo, aumentará muito o número de profissionais no mercado, seja pelas pessoas que já perceberam essa tendência, pelas demissões estarem ocorrendo cada vez mais com pessoas mais jovens ou ainda pelo aumento da longevidade, a qual traz uma maior necessidade de as pessoas continuarem a trabalhar, com alta probabilidade em consultoria, para garantir a segurança financeira necessária.

Ao pensar em entrar para o mercado de consultoria ou ao refletir a respeito da sua carreira, caso já atue como prestador de serviço, analise o que você leva à mesa de seus potenciais clientes ou clientes atuais, quais são suas estratégias de diferenciação.

Faça deste estudo uma oportunidade para checar o seu nível de congruência entre onde você está e a posição que gostaria de ocupar profissionalmente, bem como para elaborar um plano a fim de aumentar a sua diferenciação em consultoria, fortalecer o seu posicionamento e aumentar as chances de ser encontrado, comprado e, depois de algum tempo, dizer para potenciais clientes: “Me desculpe, neste ano não tenho mais agenda”.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre estratégias de diferenciação em sua consultoria? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar!

Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br

Confira também: 
Princípios reguladores e suas metas (parte I de II)
Princípios reguladores e suas metas (parte II de II)

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa