Mensalmente, irei escrever sobre os aspectos de direito empresarial. Para tanto, terei como base meus conhecimentos em direito e contabilidade, assim como minha experiência nacional e internacional. Soma-se a isso minha habilidade em esclarecer nosso sistema tributário e fiscal.
Acredito que, para a realização de um empreendimento e sua consolidação, é fundamental que haja uma compreensão dos procedimentos legais, que são regras que devem ser respeitadas, para que se alcance o sucesso.
A compreensão das regras empresariais, fiscais e contábeis pode ser um grande diferencial para o empreendedor que, com essas informações, terá uma visão mais realista do negócio a ser desenvolvido ou consolidado.
É importante esclarecer que esta coluna não é apenas dedicada às pessoas que desejam abrir um negócio, mas também tem como objetivo esclarecer diversos tópicos de direito empresarial que são essenciais ao desenvolvimento e sobrevivência de uma empresa.
Como primeiro tópico, nos propomos a esclarecer o que é um plano de negócios, amplamente chamado de “Business Plan”. Assim, se sua intenção é abrir um negócio, o primeiro passo é ter uma ideia, analisar sua viabilidade e em seguida elaborar um plano de negócio.
O plano de negócio ou plano empresarial, é um documento que traz especificações de um negócio a ser iniciado, ou que já esteja em andamento. Se a empresa ainda está sendo idealizada, as informações são de como o negócio deverá ser, se a empresa já existe, são de como ela é.
O plano de negócio pode ser elaborado pelo próprio empreendedor ou empresário, ou, caso prefira, por um profissional experiente. Sua elaboração é muito importante, pois traça as principais metas a serem alcançadas, o provável período de tempo, projeta diversas estratégias, tanto de continuidade como de inserção no mercado, e faz previsões de resultados financeiros.
Devemos ressaltar que a partir de um plano de negócios bem estruturado é possível minimizar os riscos do negócio, porque nele devem ser analisadas as visões e alternativas existentes.
Outra vantagem muito importante é que ele pode ser um diferencial para a solicitação de empréstimos e financiamentos, tanto junto a instituições financeiras, como para novos sócios e até mesmo investidores.
A figura de um investidor é muito divulgada quando se fala de uma Startup, que trataremos em um outro momento, mas também pode ser muito importante para as empresas que já estão no mercado e desejam implementar seus negócios.
Que estes artigos possam esclarecer, os enigmas do nosso sistema jurídico e fiscal, auxiliando sua história de sucesso!
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa