Analise seu corpo. Como ele está agora? Como ele reage a uma situação de desafio? Muitas pessoas olham para baixo, outras nos olhos e tem aquelas que nem olham. Algumas cruzam os braços ou então curvam o pescoço em direção ao chão. Estas se tornam pequenas aos olhos de quem as vê.
Mas também tem aquelas que se mantêm eretas, olhos fixos e corpo relaxado. Estas demonstram poder, confiança. Se você tivesse que contratar alguém que perfil iria preferir. O que demonstra insegurança ou o que demonstra segurança?
Provavelmente irá responder a segunda opção. A postura corporal depende de vários fatores. Alguns deles estão relacionados à confiança ou falta dela em si mesmo, à coragem ou ao medo, não importa agora. O que importa é que você pode Ser Poderoso (caso ainda não seja) estando poderoso por 2 minutos.
Pode parecer estranho, mas a psicóloga americana Amy Cuddy estudou a postura humana e chegou a esta conclusão. A linguagem corporal, também chamada linguagem não verbal, diz muito sobre nós. Nossas expressões não verbais comandam a forma como as outras pessoas pensam e sentem em relação a nós.
No estudo realizado por Amy algumas pessoas foram chamadas a adotarem poses de alto poder e baixo poder por dois minutos cada uma. Na primeira, alguns tomavam a mesa do chefe, sentavam-se na cadeira com os pés na mesa e outros imitavam super-homem ou mulher maravilha. Na segunda opção o corpo se encolhia. Em ambos os casos foram recolhidas amostras de saliva e verificou-se que, a partir de uma linha base, quando adotada a pose de alto poder aumentou em 20% o hormônio da testosterona. Já a postura de baixo poder houve queda de 10% do hormônio.
A testosterona é o hormônio da dominância encontrado em grande quantidade em líderes, pessoas assertivas, confiantes e otimistas. Já o contrário disto é o cortisol. Ele se relaciona ao stress. Na mesma pesquisa Amy verificou que o cortisol diminuiu 25% quando em pose de alto poder e aumentou 15% em posição de baixo poder.
Com isto ela concluiu que nosso corpo muda nossa mente, nossa mente muda nossos comportamentos e nosso comportamento muda nossos resultados. Eu mesma cheguei a adotar posturas diferentes, em alguns momentos da minha vida, na intenção de obter melhores resultados. Mais tarde percebia que aquela postura já fazia parte de mim, e eu não precisava mais me esforçar para reproduzi-la.
Ou seja, se você tirar dois minutos por dia para treinar o que quer que seja, com o passar do tempo deixará de Estar para Ser o que você Quiser.
Participe da Conversa