Entenda como as pessoas se comunicam!
Comunicação faz parte de nossa vida! É poder! As pessoas que a dominam mudam suas experiências, pois sabem que a origem de comportamentos e sentimentos está na comunicação interna (imaginação e o que sentimos e dizemos para nós mesmos) e externa (palavras, postura corporal, expressões faciais, gestos e tom de voz).
Mestres comunicadores como excelentes professores, pais, escritores, artistas etc. sabem usar este instrumento de poder e influenciam positivamente todas as pessoas.
E o melhor de tudo…
Todos nós podemos aprender este poder e mudar a crença de que os significados das palavras são iguais para todas as pessoas.
Muitas vezes não somos compreendidos como gostaríamos! As palavras que dizemos são interpretadas de formas diferentes porque cada pessoa tem a sua representação da realidade que em PNL chamamos de mapa. E mapa não é o território! O mapa que traçamos depende do que observamos!
Através da percepção assimilamos informações do meio ambiente em um processo individual por termos valores, crenças e preconceitos distintos. Nossas percepções de mundo não são iguais. O mundo que percebemos não é o mundo verdadeiro. Cada pessoa tem a sua realidade! Em função disso a comunicação é tão importante e perspicaz.
Em uma palestra, em sala de aula ou em reuniões ao passarmos uma mensagem devemos saber que cada participante apresenta 55% de sua atenção relacionada à imagem corporal do comunicador (posturas, gestos e contato visual), 38% ao tom de voz e apenas 7% ao conteúdo da apresentação.
“Não é o que dizemos, mas como dizemos, que faz a diferença”.
Experimente dizer a frase: “O dia está muito agradável”. Primeiramente de forma entusiasmada para um grupo de pessoas e depois a mesma frase de forma duvidosa com fisionomia correspondente para outro grupo de pessoas. Irá confirmar que a mensagem é percebida através da emoção transmitida pela voz e pela linguagem corporal muito mais do que somente palavras.
A coerência entre o que se pensa, diz e realiza é de fundamental importância! Valores como credibilidade, respeito, autenticidade e verdade estão inseridos nesta postura.
Sabe-se também que retemos 20% do que ouvimos, 30% do que vemos e 50% do que vemos e ouvimos. Uma prática excelente para a retenção do comunicado além de ouvir e ver é repetir com as nossas palavras o que o emissor falou. Esta prática chama-se paráfrase.
Para que exista a comunicação é preciso entender o gráfico.
O emissor é o responsável por passar a mensagem. Cria o código da comunicação e escolhe o canal: telefone, email, internet, jornal, mural, comunicados entre outros. Deverá verificar se a mensagem foi recebida e entendida pelo receptor porque este pode apresentar alguns comportamentos que dificultam a comunicação tais como:
- Falta de atenção;
- Julgamento;
- Escuta parcial;
- Preconceitos;
- Desmotivação;
- Pré-avaliação.
E além das dificuldades encontramos também barreiras físicas, sócio culturais, linguísticas, geográficas, tipo de informação, entre outras.
Por esses motivos o emissor deverá acompanhar o processo e procurar saber do entendimento do receptor em relação às mensagens enviadas.
Ao comunicar-se com excelência você terá sucesso pessoal, social, emocional e sentirá felicidade, amor e abundância!
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Forte abraço e até a próxima.
Suely Novoa
www.CoachingParaExecutivas.com
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