Descartes trouxe a teoria de que a mente era separada do corpo, desde essa premissa surgiram vários estudos que comprovaram que o filósofo e físico estava enganado. E nós, será que vivemos mais a teoria de Descartes, à medida que ignorávamos a importância de ouvir o corpo e a mente juntos?
Não culpo no momento de dor ir num médico, até mesmo porque com dor ninguém consegue pensar direito. E esse artigo não é contra os métodos que você já utiliza, por favor, o único objetivo é um convite a uma viagem interior para que amplie seu autoconhecimento sobre o que um sintoma quer dizer.
Imagine que você quer pegar sua chave para sair de casa que está à sua direita, mas o seu corpo se dirige para a esquerda, te afastando da chave e mais ainda da porta. O resultado não é o esperado, isto é um exemplo simplista do que pode ocorrer na sua vida. Sua mente pensa em algo e o corpo não corresponde ou faz o oposto.
Boa notícia: você é dono da sua Mente amp; Corpo só precisa fazer ajustes entre eles!!
Então, vamos começar por compreender que existe uma comunicação entre sua mente e corpo, quando não alinhado com as expectativas e necessidades de ambos é o motivo de desequilíbrio que se manifesta por meio de doenças, mal-estares e inquietações.
Essa comunicação inicia com os pensamentos, que produzem reações físico-químicas, gerando emoções que se expressam em comportamentos. Quando esse ciclo está congruente, tudo está bem, no momento em que há divergência no pensar, sentir e agir é o espaço para que as emoções somatizem no corpo ocasionando doença.
Podemos ter dores físicas causadas por agentes externos que independem da sua responsabilidade, como por exemplo, sofrer um acidente. O ponto que desejo que reflita são as dores que remetem à uma doença gerada pelo seu organismo. Nesse caso, a resposta das causas está dentro de nós e não fora. Quando associadas de um acompanhamento de um especialista pode acelerar a sua saúde e bem-estar.
Que mensagem a desarmonia do corpo e mente quer te passar?
Talvez, os nossos pensamentos vêm para atender uma questão mais materialista do que espiritual considerando o modelo socioeconômico atual, no entanto, focar somente em um e deixar o outro de escanteio não será a melhor estratégia a longo prazo para uma vida de conquistas com vitalidade.
O atendimento e alinhamento das necessidades de ambos permitirá que seus pensamentos norteiem o seu corpo. Procrastinar conflitos ou tratar com paliativo não solucionará seus problemas, ao contrário, pode intensificar um ciclo vicioso de questões mal resolvidas proporcionando impactos físicos no seu corpo.
A melhor maneira de conseguir solucionar suas dores além do acompanhamento de um especialista é alinhar o autoconhecimento para descobrir quais as mensagens e aprendizados seu corpo e mente estão passando para você. Tenha em mente um pensamento holístico, sua mente integrada ao seu corpo e responda:
O que você quer para sua vida?
Como pode tornar isso realidade em harmonia?
Quais são os valores que governam a sua mente?
São os mesmos valores que direcionam o seu comportamento?
Qual é o ponto de equilíbrio deles?
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa