É fácil ser feliz?
Lendo alguns livros de autoajuda parece que a Felicidade é bastante simples de ser alcançada, certo?
Sabemos que ela consiste apenas no modo como respondemos aos eventos, e no que fazemos dele. Alinhar nossas ações à virtude é suficiente e necessário para uma vida feliz e fluida.
Se é assim tão simples, isso quer dizer que conseguimos ser felizes em um estalar de dedos, certo? Errado, completamente errado.
O motivo é simples: a vida não ajuda…
A realidade se ergue diante de nós, nos pega de surpresa. Ela parece avassaladora, causa medo, insegurança, raiva e tristeza. E faz a gente querer fugir e se esconder da realidade.
Parece que a vida nos faz esquecer o que aprendemos:
“os acontecimentos externos não importam e qualquer coisa boa deve ser captada a partir de nós mesmos”.
Não, não é a vida que atrapalha, mas sim nossas emoções negativas. Essas emoções intensas dominam nossa mente. Na verdade, todo o nosso ser, tornando impossível pensar com clareza. E nos leva assim a fazer tudo ao contrário daquilo que pensamos ser o certo.
Quando nossa mente é capturada pelas emoções negativas ou paixões (tristeza, raiva, cobiça, inveja etc.) que controlam a nossa forma de pensar e agir, então ficamos incapazes de raciocinar. Sêneca nos diz que quando estes inimigos entram em nossas mentes a razão se esvai.
Creio que uma das emoções negativas que mais atrapalham e afastam você de sua felicidade é o medo. Reflita sobre a influência do medo em sua vida, porém não se esqueça de cuidar da ganância, vontade do poder e comportamentos arrogantes de superioridade.
A emoção negativa nos manda fazer rapidamente aquilo que nos faz sentir melhor (naquele momento). Mas não o que realmente deve ser feito, daí vem a frustração, o nervoso e o mal-estar emocional. É quando perdemos o controle, ou nos jogamos em um sofá sem coragem para nada, ou ainda comemos ou bebemos compulsivamente.
Não existe então um segredo para se chegar à felicidade, mas lembre-se que existem diversas práticas especificas que podem ajudar você a se preparar em situações desafiadoras. Uma delas é entender que: Enxergamos obstáculos com mais facilidade que oportunidades. Outra é perceber que quase sempre queremos o que está fora do nosso controle.
Se não estivermos atentos como as coisas realmente são, vamos nos deixar levar pelas primeiras impressões. Essas primeiras impressões são como tendências a se agir de determinada maneira. Contudo, quando estamos em uma boa dose de consciência, podemos intervir e escolher a nossa melhor resposta
Gostou do artigo? Quer saber mais como ser feliz e alcançar a felicidade? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: O meu Objetivo é SER FELIZ e o seu?
Participe da Conversa