É hora de priorizar as competências comportamentais e de liderança
Como estará sua vida daqui 5 ou 10 anos?
Recentemente um Instituto ligado a IBM entrevistou 5.670 executivos em 48 países para conhecer melhor sobre as habilidades que estarão alinhadas com as novas estratégias de negócios dos próximos anos e chegou a um dado alarmante: aproximadamente 120 milhões de profissionais precisam ser treinados ou novamente treinados para atender à demanda da Inteligência Artificial e da automação inteligente.
No entanto, a pesquisa também revelou que, embora as habilidades técnicas e digitais ainda estivessem em alta demanda, os executivos estão dando a maior prioridade às competências comportamentais – ou soft skills.
A maior prioridade buscada pelos executivos participantes da pesquisa foi:
- A vontade de ser flexível, ágil e adaptável à mudança;
- Habilidades de gerenciamento de tempo e capacidade de saber priorizar tarefas;
- Capacidade de trabalhar efetivamente em um ambiente de equipe;
- Capacidade de se comunicar efetivamente em um contexto de negócios;
- Fazem parte também das principais relacionadas: a capacidade de inovação e criatividade; ética, integridade, inteligência emocional, raciocínio complexo, negociação e persuasão.
Então pergunto: como você se sente em relação a esta demanda? Preparado?
Antes que você possa responder esta questão, veja um estudo realizado aqui mesmo no Brasil que mostrou que: As habilidades sociais são necessárias para fazer a diferença.
As habilidades sociais são atributos pessoais que permitem que os indivíduos interajam de maneira eficaz e harmoniosa com os outros – passaram de “opcionais” para “cruciais”. De acordo com o mais recente relatório de aprendizagem no local de trabalho do LinkedIn, 57% dos líderes seniores hoje dizem que as habilidades sociais são mais importantes que as técnicas.
Trouxe esta reflexão nesta semana, para que possa avaliar como você está situado nesta realidade do mercado, afinal este futuro que as pesquisas apontam está logo aí.
No mundo atual vale a frase de uma música da minha geração: quem sabe faz a hora, não espera acontecer!
Não se esqueça que existe uma relação muito íntima entre saber e fazer. Quem sabe, sente-se seguro e avança, quem não sabe, protela e acaba não atingindo seus objetivos
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
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