Sabe aquela frase “para qualquer entendedor meia palavra basta”? Vou trocar por “para qualquer entendedor uma expressão basta”. Você não precisa falar nada. Você já está se comunicando. A todo instante estamos fazendo isso.
As palavras representam uma parcela bem pequena na comunicação. Pesquisas revelam que somente 7% dos sentimentos e dos propósitos das pessoas são transmitidos através das palavras. 38% dos sentimentos são comunicados pelo tom de voz. E 55% dos sentimentos são comunicados através do comportamento não verbal.
Um suspiro, um sorriso, uma careta ou um simples olhar traduz muita informação. Desta maneira, mesmo estando em silêncio, estamos nos comunicando, ou seja, é impossível não se comunicar.
Pela pesquisa citada acima vemos que a comunicação verbal tem o menor impacto diante de alguém. E mesmo que você não tenha consciência e conhecimento do seu comportamento não verbal, você está se comunicando em um nível subconsciente.
Você já perguntou algo a alguém que desviou o olhar? Provavelmente esta pessoa tenta esconder alguma coisa. Ou então alguém que olha para você fixamente com ar de superioridade, é provável que guarde algum rancor seu. Ao passo que quem olha para você sorrindo e mantém o contato visual, demonstra honestidade e sinceridade.
As pessoas recebem a nossa comunicação de acordo com as experiências delas. Isto significa que quando alguém ouve algo diferente da intenção que queremos dizer, há uma chance de observar que comunicação não é o que dizemos, mas o que o outro entende. Tomar ciência disso é o primeiro passo para ajustá-la e assim obtermos o resultado pretendido.
Eu lhe proponho um desafio: Escolha alguém de sua confiança e peça pra ele observar sua postura, comportamento, tom de voz, expressões, gestos e palavras. A observação deve vir, claro, acompanhada de um contexto. Peça para esta pessoa fazer um relatório sobre você. Analise. Veja o que gosta e o que precisa de melhorias na sua comunicação. Esta pode ser uma experiência incrível e reveladora na sua vida.
Quer influenciar pessoas? É só aprender a se comunicar com maestria.
Grande abraço!
Participe da Conversa