É mais leve vender com relacionamento? Como começar…
Vender por relacionamento é uma forma de abordagem de vendas, na minha opinião, a mais leve que existe. Tem como característica a construção de relacionamentos duradouros com os clientes (baseado em confiança) ao invés de simplesmente vender produtos ou serviços de uma única vez. Esse é o sonho de todo e qualquer empreendedor: “vender e vender sempre para os clientes que conquistou”. Mas será que é sonho mesmo ou é uma prática possível?
A resposta é: SIM! É uma prática possível e durante os últimos meses observei bem de perto com centenas de empreendedores as diversas razões pelas quais vender por relacionamento é possível para todos e não exige nenhuma ferramenta mirabolante.
Separei aqui 5 ações importantes em um processo de vendas e, se focado no relacionamento, fluirá de forma prática e leve, são elas:
1. Entenda o seu cliente
É fundamental entender o que seu cliente precisa e deseja para que possa oferecer o seu produto ou serviço que atenda à sua necessidade. Explique de maneira clara e objetiva. Aqui vai uma dica: Se você, quando fala do seu negócio, precisar explicar, desenhar e etc, isso é sinal de que você precisa mudar a comunicação, pois gera desconforto e insegurança em quem ouve.
2. Empatia
As pessoas compram de pessoas e empresas que gostam e confiam. Escute ativamente suas preocupações. Aqui vai uma dica: O cliente dá sinais do que ele realmente precisa e considera importante. E demonstra isso quando deseja saber sobre o seu negócio.
3. Fidelização de clientes
Vender por relacionamento pode ajudar a criar uma base de clientes fiéis que compram repetidamente de você. Quando você constrói um relacionamento forte com seus clientes, então eles tendem a voltar a fazer negócios com você no futuro e recomendar sua empresa para outras pessoas. Aqui vai uma dica: Fale com ele de forma cordial e leve, seja você como se estivesse com a venda finalizada só esperando entregar o produto.
4. Concentre-se no valor do produto ou serviço
Em vez de se concentrar apenas no preço e nas características do produto ou do serviço que você está vendendo, destaque o valor que ele pode trazer para a vida ou negócio do cliente. Por exemplo: se você está vendendo um software de gestão financeira para pequenas empresas, em vez de apenas listar seus recursos, você pode enfatizar como ele pode economizar tempo e dinheiro para o cliente e ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais inteligentes;
5. Aumento das vendas
Quando os clientes têm um relacionamento forte e de confiança com uma empresa (equipe de vendas e/ou atendimento), então eles ficam mais dispostos a gastar mais dinheiro e comprar mais produtos e serviços, além de se tornar mais fácil fechar uma venda.
Tenho certeza que essas ações estão na sua cabeça, mas experimente aplicá-las em seu processo de vendas uma por vez e analisar os resultados e até mesmo modificar, caso entenda o comportamento do seu cliente e/ou prospecto.
Conte nos comentários os resultados que teve e se houver alguma dúvida estou aqui para lhe ajudar.
E vamos vender …
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre vender por relacionamento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Até o próximo mês!
Renata Paulino
https://www.linkedin.com/in/renatapaulino/
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