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É mais leve vender com relacionamento? Como começar…

Vender por Relacionamento tem como característica a construção de relacionamentos duradouros com clientes (baseado em confiança) em vez de simplesmente vender produtos ou serviços de uma única vez. Mas será que isso é uma prática possível?

É mais leve vender com relacionamento? Como começar…

É mais leve vender com relacionamento? Como começar…

Vender por relacionamento é uma forma de abordagem de vendas, na minha opinião, a mais leve que existe. Tem como característica a construção de relacionamentos duradouros com os clientes (baseado em confiança) ao invés de simplesmente vender produtos ou serviços de uma única vez. Esse é o sonho de todo e qualquer empreendedor: “vender e vender sempre para os clientes que conquistou”. Mas será que é sonho mesmo ou é uma prática possível?

A resposta é: SIM! É uma prática possível e durante os últimos meses observei bem de perto com centenas de empreendedores as diversas razões pelas quais vender por relacionamento é possível para todos e não exige nenhuma ferramenta mirabolante.

Separei aqui 5 ações importantes em um processo de vendas e, se focado no relacionamento, fluirá de forma prática e leve, são elas:

1. Entenda o seu cliente

É fundamental entender o que seu cliente precisa e deseja para que possa oferecer o seu produto ou serviço que atenda à sua necessidade. Explique de maneira clara e objetiva. Aqui vai uma dica: Se você, quando fala do seu negócio, precisar explicar, desenhar e etc, isso é sinal de que você precisa mudar a comunicação, pois gera desconforto e insegurança em quem ouve.

2. Empatia

As pessoas compram de pessoas e empresas que gostam e confiam. Escute ativamente suas preocupações. Aqui vai uma dica: O cliente dá sinais do que ele realmente precisa e considera importante. E demonstra isso quando deseja saber sobre o seu negócio.

3. Fidelização de clientes

Vender por relacionamento pode ajudar a criar uma base de clientes fiéis que compram repetidamente de você. Quando você constrói um relacionamento forte com seus clientes, então eles tendem a voltar a fazer negócios com você no futuro e recomendar sua empresa para outras pessoas. Aqui vai uma dica: Fale com ele de forma cordial e leve, seja você como se estivesse com a venda finalizada só esperando entregar o produto.

4. Concentre-se no valor do produto ou serviço

Em vez de se concentrar apenas no preço e nas características do produto ou do serviço que você está vendendo, destaque o valor que ele pode trazer para a vida ou negócio do cliente. Por exemplo: se você está vendendo um software de gestão financeira para pequenas empresas, em vez de apenas listar seus recursos, você pode enfatizar como ele pode economizar tempo e dinheiro para o cliente e ajudá-lo a tomar decisões financeiras mais inteligentes;

5. Aumento das vendas

Quando os clientes têm um relacionamento forte e de confiança com uma empresa (equipe de vendas e/ou atendimento), então eles ficam mais dispostos a gastar mais dinheiro e comprar mais produtos e serviços, além de se tornar mais fácil fechar uma venda.

Tenho certeza que essas ações estão na sua cabeça, mas experimente aplicá-las em seu processo de vendas uma por vez e analisar os resultados e até mesmo modificar, caso entenda o comportamento do seu cliente e/ou prospecto.

Conte nos comentários os resultados que teve e se houver alguma dúvida estou aqui para lhe ajudar.

E vamos vender …

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre vender por relacionamento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Até o próximo mês!

Renata Paulino
https://www.linkedin.com/in/renatapaulino/

Confira também: Vender, o verbo mais precioso do empreendedorismo

 

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Renata Paulino tem mais de 15 anos de experiência na área comercial, Advogada por formação e empreendedora por paixão, Executive Coach , Palestrante, Mentora e Consultora Comercial de E-commerce. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Gestora Comercial MBA – FGV/SP. Primeira Mulher convidada a estrear a coluna Perfil no Jornal DCI falando sobre empreendedorismo feminino com foco no relacionamento com os clientes.
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