É possível celebrar sem culpa; faça escolhas inteligentes!
Por Erica Campos Liberatti*
Mais um ano que chega ao fim, momento para refletir e pensar em tudo que fizemos ou deixamos de fazer, sonhos realizados, sucesso, promessas não cumpridas e, mais uma vez então, voltar a atenção para nós e fazer novas promessas de melhorias para o ano novo.
Junto com o final de ano vem as tradicionais festas de confraternização, encontro com amigos, a ceia de Natal de Réveillon e, é nesse momento que bate o desespero e nos questionamos em como manter a alimentação e hábitos saudáveis também nesse período. Claramente precisamos estar bem mais focados e atentos.
O segredo está em fazer trocas inteligentes para driblar a compulsão alimentar em períodos festivos.
A vontade de relaxar e se permitir torna uma justificativa para exageros, já que sair, reunirmos com amigos, nos divertir, faz bem para corpo, mente e merecemos, mas não é por isso que devemos enfiar o pé na jaca (como diz o ditado popular), é fundamental manter a disciplina e seguir o padrão de pensamentos que desenvolvemos para seguir com os hábitos saudáveis que conquistamos durante o ano todo.
A palavra-chave é agir em harmonia, ninguém quer começar o ano novo em conflito e culpa na consciência, por isso podemos e devemos ir em todos os eventos, mas para isso dar certo é bom seguir as orientações para ajudar com o alto controle.
Evite sair de estomago vazio, não pule refeições durante o dia para compensar depois, apenas reduza a quantidade. Se exagerar esqueça, bola pra frente, no dia seguinte beba bastante água, como frutas durante o dia e salada.
Até mesmo quem leva a alimentação saudável como filosofia de vida costuma cometer o ‘’pecado da gula’’ e se arrepender em períodos de confraternização de final de ano.
Então como fazer escolhas inteligentes?
Para as comemorações, as tradicionais ceias de Natal e Réveillon, a minha sugestão é: crie pratos saborosos com ingredientes ricos em nutrientes, nada de conservantes ou enlatados, tudo fresco e que venha da terra, não entre em detalhes na hora de apresentar o prato, deixe todos à vontade para provarem.
Planeje o cardápio da ceia com os familiares, se disponha a fazer e levar, peça opinião, desperte curiosidade principalmente de quem critica comida fresca e saudável, não separe os pratos na montagem da mesa, “o que é mais ou menos saudável’’, lembre-se: o legal é que todos os presentes fiquem à vontade despertando curiosidade para provar.
O cardápio deve ser variado, isso significa que ao invés de preparar, por exemplo, 3 tipos de proteína (consideradas gordas), 3 tipos de carboidratos simples (produz um aumento súbito da taxa de glicose no sangue) e 3 sobremesas ricas em açúcar refinado (com um monte de leite condensado) você pode optar por trocas inteligentes.
Escolha 1 opção mais leve como:
- Inclua um peixe assado ou um lombo (sem bacon);
- Use temperos frescos e caseiros, por isso evite comprar as opções já temperadas;
- Utilize pouco óleo nas preparações; com relação às carnes porque o próprio molho da marinada (feito em casa) serve para ajudar no cozimento;
- Petiscos, chips de batata doce, mandioquinha, inhame e abóbora são uma boa pedida.
Para as pastas que acompanham os petiscos, a dica é trocar o famoso patê feito com maionese por base de tofu orgânico ou outros tipos de pastas como: Homus (feito com grão de bico), Babaganush (pasta feita com berinjela) e Guacamole (feito com abacate) que são superalimentos do bem e todo mundo gosta.
Faça uma farofa com farelo de aveia e talos de brócolis. E, com a flor dos brócolis, faça um arroz de brócolis com passas e amêndoas, opção ‘’low carb’’ nutritiva, assim você aproveita todo o alimento. Outra sugestão é uma salada rica em grãos com queijo canastra também vai agradar a todos
Quando se fala da tão esperada sobremesa, use como base os leites vegetais (coco, amêndoas, castanhas), use cacau, canela e muita fruta, nada de açúcar refinado e leite condensado, faça o seu próprio leite condensado em casa com base de leite de amêndoas.
E o mais importante, permita-se ser feliz, aproveite com leveza, amor e agradeça por tudo que você tem, isso sim é o que vale.
Bolo de tâmaras com castanhas
INGREDIENTES
- 200 g de ovos (pode ser opção vegana);
- 80 ml de óleo de girassol ou de coco;
- 200 g de tâmaras;
- 13 g de adoçante à base de sucralose, xilitol ou eritritol;
- 400 g de bananas-nanicas maduras e firmes, amassadas;
- 50 g de coco-ralado fino sem açúcar;
- 200 g de farinha de amêndoa;
- 20 g de farinha de linhaça dourada;
- 45 g de fermento em pó;
- 5 g de canela em pó;
- ½ colher de chá de gengibre picado (fresco ou desidratado);
- Se quiser coloque chocolate zero açúcar para decorar;
- Frutas secas para decorar .
PREPARO
No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, as tâmaras e o adoçante. Bata muito bem até espumar e então passe a mistura para uma tigela e acrescente o restante dos ingredientes, apenas misturando. Por fim, leve para assar a 180 °C por cerca de 25 minutos (faça o teste com um palito para conferir a cocção).
Retire do forno e decore a gosto.
Erica Campos Liberatti
http://carevolution.com.br/
(*) Erica Campos Liberatti atuou por 09 anos na área de Marketing, formada em Brand Manager pelo Instituto Marangoni na Itália, consultora e culinarista saudável, cursando Pós em Gastronomia Funcional pela Anhembi Morumbi. É coordenadora do Projeto PAE pela Carevolution.
Participe da Conversa