Inicia o dia e o planejamento de tarefas está pronto para ser seguido. Contudo, chega uma novidade que também lhe é muito importante e acaba por ser atendida. Novos acontecimentos decorrem desta mudança e o foco naquilo que estava previsto termina por receber menor atenção.
Como se sente quando isto ocorre? Quais são os seus valores que concorrem entre si? Certamente eles possuem raízes coincidentes e cooperam mutuamente. Isto lhe é claro? Quais movimentos você acredita que deve fazer para que dois ou mais valores recebam a mesma consideração em momentos diferentes?
Seguir uma disciplina àquilo que realizamos para nós e a quem queremos bem: produz sensações de dever cumprido e de liberdade para que novas atividades sejam incluídas na agenda. Aos poucos, é possível perceber ajustes – via o valor respeito – que produzem a leveza naquilo que consegue entregar mesmo com a ausência física.
Tento acessar aqui a sabedoria de aprender a viver de tal maneira que a flexibilidade esteja presente nos gestos, nos comportamentos que comunicamos ao aceitar ou não, os eventos que atravessam nossas metas: diárias, semanais, mensais e anuais. Você já conta com ela no seu dia a dia?
A flexibilidade ensina demais! As pessoas que a vivenciam produzem a eficiência ao redor. Perceba-se com ela e procure responder a pergunta feita no título. Quais possibilidades aparecem para que – aos poucos – diminua eventuais conflitos? Experimente ampliá-la e reescreva o que havia sido planejado.
Fico na torcida para que continuemos este tema e encontremos juntos outras possibilidades aos nossos valores concorrentes; viabilizando-os em harmonia e diminuindo o contra ponto da competição.
Participe da Conversa