Em uma viagem entre amigos, enquanto estávamos ao redor da lareira eu ouvia duas pessoas discutirem um assunto.
Quanto mais falavam mais se distanciavam. Mais ficavam irritados embora disfarçassem tais sentimentos a fim de manterem a boa aparência social.
O assunto esquentou e entre muitas palavras eu observava que uma das pessoas explicava com muitas palavras enquanto o outro tinha dúvidas sobre outro ponto.
Tentei entrar na conversa e fui atropelada. Me calei.
Falaram horas e horas, discutiram e ao final saíram desapontados porque não conseguiram agregar nada um ao outro.
A conversa mais espalhou do que ajuntou. E eu sai da sala me questionando porque tanto falavam se não estavam ouvindo um ao outro?!
E dessa situação trouxe o grande aprendizado para as boas negociações pessoais e profissionais também. Escreva isso e não se esqueça: A arte da boa negociação definitivamente não está no muito falar mas no muito ouvir, compreender e esclarecer.
As pessoas definitivamente NÃO querem ouvir, mas serem ouvidas. Por isso, argumente menos e faça mais perguntas.
Comece qualquer discussão com uma pergunta:
- O que você gostaria de esclarecer hoje? Ou
- Aonde você gostaria de chegar com essa discussão?
Experimente essa prática e compreenda: Quem domina a conversa é quem pergunta e ouve as respostas porque apenas ouvindo podemos ter os melhores argumentos. Ouça mais, pergunte mais e argumente menos. Certamente você será mais eficiente.
Te espero no próximo mês com mais um aprendizado sobre a Inteligência Emocional na prática!
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