A construção do nosso futuro desejado e do nosso EU ideal começa com uma visão – que nada mais é do que uma imagem que construímos em nossas mentes e, então, a partir dela, começamos a planejar e a desenvolver as melhores estratégias para se mover nesta direção.
Você concordará conosco que nem sempre as coisas sairão como o planejado. É fato que ao longo da jornada existirão pedras pelo caminho, quedas, derrotas, além dos fatos imprevisíveis que nos colocarão no chão e com uma vontade imensa de desistir.
Uma característica que podemos observar em nossos clientes é a facilidade em sonhar e até começar a realizar, mas uma imensa dificuldade em perseverar. Por este motivo, julgamos pertinente falar sobre o elemento crucial da perseverança: a resiliência.
Para introduzirmos o assunto, propomos um exercício: imaginar um cenário completamente adverso, como descrevemos abaixo.
Você está namorando e tem planos de se casar e construir uma família linda e feliz. Também está empregado em uma boa empresa com um bom salário e se dedicando muito a uma promoção que, segundo seu chefe, até o final do ano você receberá. E em um determinado dia, tudo muda! Ao chegar em seu trabalho você recebe uma carta de demissão e, no mesmo dia sua (seu) namorada (o) resolve terminar com você.
O que você faria?
Ou melhor, o que você faz quando tudo muda do dia para noite?
Rocky Balboa – personagem vivido pelo ator e então criador do filme, Sylvester Stallone – tem uma feliz citação que retrata adequadamente o papel da resiliência na prática. Segundo ele, “vitória não está ligada ao quão forte você bate, e sim ao quão forte você pode apanhar e continuar em frente.”
A resiliência é um termo que vem da física e corresponde à capacidade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos à pressão e, depois de absorver o impacto, voltar ao estado original sem deformação. No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de superar adversidades sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente.
A boa notícia é que este comportamento pode ser aprendido e desenvolvido! Pode até parecer algo difícil, mas vamos te dar três dicas para a construção dessa mentalidade:
- Aceite a realidade: Não é conformismo ou “coitadismo”, mas sim, um profundo senso de realidade. Aceite o que você planejou e não deu certo, que as coisas mudaram e que você não pode fazer nada para mudar o que aconteceu. Já o futuro sim, o que está por vir, conectando com a próxima dica;
- Foque no seu propósito: Foque no futuro, no seu real propósito, no que a vida espera de você e na sua real razão de existência. Pessoas que possuem uma missão de vida clara têm a percepção de que todas as adversidades se tornam pequenas diante de seu propósito;
- Pense fora da caixa: Com o foco em seu propósito e seu futuro desejado comece a procurar novos caminhos para chegar onde você gostaria de chegar. Improvise e crie. Após a realização das 2 dicas acima esta dica será mais fácil pois você estará mais positivo e expansivo e, com certeza, conseguirá encontrar uma solução.
Praticar este comportamento, fará você se levantar cada vez mais rápido das quedas que terá durante a sua jornada e te dará energia para seguir em frente.
Quer saber o que fazer se tudo der errado? Persista! …e seja resiliente!
Participe da Conversa