Por Luiz Mar (Professor de Inteligência Financeira da Escola Conquer)
Quer aprender a poupar em 2018? Aprenda, através destas dicas de educação financeira, como organizar e planejar seu dinheiro para não ter imprevistos.
A importância da educação financeira
Quando lidamos com dinheiro, finanças ou orçamento, é importante ter em mente que tudo isso deve estar ligado a um fator primordial: organização. E é aí que entra a educação financeira para te ajudar.
Colocando-a em prática, você aprende a controlar e usar melhor seu dinheiro, a diagnosticar a causa dos seus problemas financeiros e a fazer suas economias renderem.
E se você acha que esse universo é muito complicado e difícil, fique tranquilo. A educação financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Pode-se dizer que ela consiste em boas práticas que ajudam a ter uma vida financeira mais saudável, ensina a tomar melhores decisões nesse campo e, claro, a ter mais disciplina para economizar.
Como se organizar para poupar em 2018?
Sabemos que gastar menos e aprender a economizar pode ser uma tarefa árdua para muita gente. Por isso, vamos tornar esse processo menos difícil para você,com apenas 3 etapas da educação financeira.
1) Diagnóstico
Crie um orçamento e anote todas as receitas e despesas. Mas todas mesmo, inclusive o cafezinho do lanche. Para entender porque está faltando dinheiro no fim do mês, é preciso saber exatamente quanto está entrando no orçamento, quanto está saindo e para onde está indo.
Para facilitar, divida em categorias, como:
- Despesas fixas: Aluguel, mensalidade da academia, impostos etc;
- Variáveis: Luz, água, gasolina, alimentação etc;
- Extras: Gastos imprevistos;
- Adicionais: Gastos dispensáveis. Assim, é possível apontar com precisão cada ação financeira no seu orçamento.
2) Planejamento
Depois de tomar consciência da sua situação financeira, é hora de planejar. Para sair de vez do perrengue, é preciso tomar atitude e ter força de vontade para mudar seus hábitos!
Portanto, defina objetivos e metas para saber quais gastos você pode cortar. A regra é simples: para poupar, gaste menos do que ganha. Parece óbvio, mas nem todo mundo consegue seguir.
Então, se seu sonho, por exemplo, é comprar uma casa, estabeleça o valor do imóvel que você está disposto a pagar, em quanto tempo pretende quitar a compra e, por fim, quanto precisa economizar para alcançar esse objetivo.
3) Análise
Nunca dispense esta etapa! Acompanhar seu orçamento é fundamental para melhorar e dar continuidade aos seus projetos. Faça uma análise mensal, saiba onde você pode economizar ainda mais, compare o que alterou a cada mês e o quanto você já avançou na sua educação financeira.
Aprender a economizar não será algo que acontecerá da noite para o dia. Muito provavelmente seu planejamento não vai sair perfeitamente já de início. Cuidar das finanças requer organização constante, tempo para aprender a lidar com o dinheiro de forma mais equilibrada e muita força de vontade para mudar os hábitos financeiros negativos.
Simples, né?!
Com organização e seguindo essas boas atitudes, você vai conseguir poupar em 2018 e, finalmente, ver mudanças efetivas nas suas finanças.
Mas lembre-se: se tiver recaídas, com um gasto supérfluo aqui ou ali, não se sinta culpado. Com o tempo, a educação financeira vai ajudar a colocar você nos trilhos e as boas práticas vão se tornar um hábito positivo em sua vida!
Participe da Conversa