Eu acompanho vários fóruns de debates profissionais e, na semana passada, li uma postagem muito interessante de Sam Baitz, CEO da empresa Shield Funding. A empresa é uma das maiores investidoras em pequenos e médios negócios nos EUA. O programa de financiamento é simples e rápido, com altas taxas de aprovação. A Shield Funding afirma que seu sucesso está na relação de confiança, na força financeira e no potencial do cliente, oferecendo os recursos e apoiando com educação e treinamento.
Pois bem, contextualizado o perfil do meu inspirador para esta postagem, vamos ao que ele sugere às empresas que financia. Qualquer empresário experiente sabe que a sua empresa deve estar na mídia social. Se quiser alcançar clientes, precisa estar ativo em mídia social. Mas, com tantas plataformas existentes, como escolher onde se concentrar? Querer estar em todas as redes sociais pode ser difícil, ainda mais se quiser assumir pessoalmente esse trabalho. Então, a seguir, eis dicas que podem fazer diferença para o sucesso de um negócio.
Cerca de 70% de todos os internautas estão no Facebook. Mais da metade (cerca de 60%) de todos os internautas adultos estão no Facebook. Atualmente, há mais mulheres do que homens, sendo que a faixa predominante é a de 18-30 anos. Logo, se o perfil de seu público está próximo disso, o Facebook é uma boa rede social, até porque permite a publicidade paga.
21% de todos os adultos internautas estão no Instagram, o que pode parecer pouco, se comparado ao Facebook. Porém, o Instagram é bem mais recente e cresce assustadoramente. Tem funcionalidade de imagem-dirigida e compartilhada, mas não é adequado a toda e qualquer empresa. Os usuários são mais ativos e engajados do que no Facebook, tendo maior proporção de afro-descendentes e hispânicos do que qualquer outra plataforma de mídia social. Para empresas com ações baseadas em imagens, o Instagram é uma boa escolha.
Relativamente novo, o Pinterest (rede social para compartilhar fotos, matérias, vídeos e músicas, entre outros temas) tem visual atraente e funciona como quadro painel ou mural. Ele tem como premissa o mesmo objetivo que o Instagram, que é o de criar associações e impactos com imagens ou vídeos curtos. Cerca de 22% dos usuários adultos de Internet são ligados no Pinterest, com grande maioria de mulheres profissionais, de 30 a 50 anos. Se o seu cliente-alvo é uma mulher executiva ou mesmo uma dona de casa com formação profissional, o Pinterest é bom lugar para encontrá-la.
O Linkedin pode gabar-se de que 23% de todos os adultos usam a plataforma, tendo como grande diferencial ser um grupo profissional específico. É a única mídia social onde há mais homens do que mulheres, acima de 50% com formação superior, e ocupando primordialmente a faixa de 30 a 50 anos de idade. Percebe-se que esse espaço pode ser positivo para qualquer tipo de ação na formação de opinião sobre marca corporativa, de produto ou serviço.
Em comparação ao potencial do Facebook, os números do Twitter são simplórios. Porém, essa mídia social atinge grupos demográficos importantes que o Facebook não alcança com a mesma força. O Twitter ainda é majoritariamente explorado por mulheres, tem maior proporção de escolaridade que o Facebook e seus usuários, na grande maioria, são de regiões urbanas.
Nesse resumo, não foram abordados com profundidade os prós e contras de cada rede social para uma empresa, até porque nunca haverá resposta única. Pois bem, agora é sua vez, começando por pensar em como transformar essas referências em valor para seus negócios?
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