Empatia: O que é e qual sua importância no Processo de Feedback?
O feedback é uma ferramenta utilizada pelas empresas com objetivo de auxiliar Gestores e Colaboradores a terem uma comunicação mais efetiva, para um convívio saudável e corrigir arestas que interferem no clima organizacional.
Visa ainda a melhora da performance dos profissionais para alinhar suas metas e alavancar a produtividade da empresa.
Para uma comunicação não violenta é importante que utilizemos a empatia, para que possamos entender a necessidade do outro e assim estabelecer um diálogo mais efetivo.
A empatia pode ser compreendida, como uma das competências emocionais relacionadas à habilidade que um indivíduo tem de se relacionar com outro, ou seja, perceber o outro em seus atributos particulares.
Através do feedback realizado a partir de uma leitura empática assertiva, se estabelece um diálogo para:
- Alinhar expectativas entre gestores e colaboradores;
- Investir na qualidade de vínculos;
- Compartilhar informações de modo atrativo;
- Demonstrar adequada autoestima.
O Feedback assentado na empatia assertiva, auxilia o Líder no seu papel fundamental de coordenar o seu time em busca dos seus objetivos organizacionais, preservando a individualidade e capacidade de cada colaborador.
- Liderar não é protagonizar e sim promover o protagonismo, o crescimento e o desenvolvimento da capacidade das outras pessoas;
- Ser líder não implica na necessidade de ser perfeito, todos cometemos erros e aprendemos com eles. Essas experiências também precisam ser compartilhadas;
- Uma pessoa empática, que sabe se pôr no lugar do outro, é alguém que traz conforto, paciência e compreensão;
- A comunicação necessária para exercer a empatia assertiva envolve a linguagem verbal bem como a não verbal;
- Falar e agir com sua equipe de forma que entendam que o líder realmente acredita e quer o bem delas.
A conexão do Líder com sua equipe através da leitura empática, promove um ambiente onde os colaboradores podem se desenvolver no seu aspecto profissional e atingir assim os seus objetivos pessoais.
Estudos mostram que o trabalho gera uma carga de estresse acentuada quando as pessoas não estão conectadas, não veem sentido no que fazem e realizam suas atividades de forma mecânica.
Um feedback bem trabalhado apoiado na empatia, leva o colaborador a saber suas falhas e atributos e pode auxiliar num melhor desempenho, bem como obter maior satisfação pessoal nas atividades realizadas.
“Perceber o que as pessoas sentem sem que elas o digam constitui a essência da empatia” (Daniel Goleman)
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Quer saber mais sobre a importância da empatia no processo de feedback? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/
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