
Empodere-se para lidar com o MANTERRUPTING através da Inteligência Comunicacional
O termo “manterrupting” ganhou força nos últimos anos. Trata-se de um misto das palavras “man”(homem) e “interrupting” (interrompendo ou interrupção).
Esse costume se refere quando um homem interrompe a fala de uma mulher por considerar que, mesmo por pensamentos e atitudes automáticas e inconscientes, ela está errada, está falando algo irrelevante ou, ainda, que ele pode fazer a interrupção porque acredita que tem um domínio maior no assunto.
E mesmo agora na pandemia com o predomínio do home office, nesse mundo digital das reuniões virtuais, muitas mulheres ainda se queixam que se sentem negligenciadas ou então ignoradas (invisíveis) por seus colegas do sexo oposto.
Como a inteligência comunicacional pode te empoderar para lidar com o “manterrupting”?
Seja assertiva no momento em que está sendo interrompida, dizendo que “gostaria de terminar o raciocínio”, ou até mesmo, “ainda não terminei de falar”.
Ser assertiva é ser firme e direta, sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas ou mi mi mi.
Sendo assertivas quebramos a associação que muitos homens fazem que nós mulheres não temos estabilidade emocional, que somos menos eficientes profissionalmente, que o papel de mãe tira o foco da carreira, que a dupla jornada casa/trabalho nos torna menos produtivas, preconceitos ainda mais acirrados com a mulher negra e com a questão do etarismo.
A assertividade faz parte da inteligência comunicacional e, de fato, é a competência fundamental para sobreviver no mundo corporativo.
Seja dona da sua fala!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com o MANTERRUPTING através da INTELIGÊNCIA COMUNICACIONAL? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Cynthia Ayres de Abreu
https://www.linkedin.com/in/cynthia-ayres-de-abreu/
cynthia.ayres@blc.net.br
Confira também: A Inteligência Comunicacional e a Regulação Emocional Sem Esforço
Participe da Conversa