fbpx

Empreendedorismo e a Roda de Talentos no Universo Feminino

A arte de empreender vai muito além do campo profissional e do universo corporativo. Descubra a empreendedora da vida que está dentro de cada um de nós.

A arte de empreender vai muito além do campo profissional e do universo corporativo. Queremos convidá-los a descobrir a empreendedora da vida que está dentro de cada um de nós.

Dolabela define essa questão de uma maneira muito simples. Ele diz que:

“O empreendedor é alguém que sonha e busca transformar o seu sonho em realidade”.

Então lhe pergunto: o sonhador que existe em você está acordado ou adormecido?

Vamos fazer um pequeno teste, pegue papel e caneta:

  1. Desenhe um círculo completo nesse papel;
  2. Faça um ponto dentro do círculo;
  3. Agora faça um traço sobre o círculo, dividindo em duas partes;
  4. Em cada uma das partes escreva o nome de uma flor.

Ao final deste artigo, você verá o resultado para este teste, entretanto, se você como eu, se surpreender com a similaridade, precisa agora descobrir os caminhos para despertar esse potencial empreendedor que todos temos. Para isso temos várias propostas nesse artigo. Siga com sua leitura e dedique especial atenção a ela!!

Grande parte do tempo, fomos (e ainda somos) condicionados a repensar conceitos e ideias já existentes, quase sempre sem questionamentos e sim como verdades absolutas. Isso faz de nós meros repetidores de conhecimento. A roda de empreendedores ensina a formar novas ideias e a usar seus talentos.

A mulher há muito tempo já aprendeu a se colocar no mundo e encontrar espaço para sua arte, talento, profissionalismo em quase todas as áreas de mercado. Mas ela não aprendeu a fazer dessas habilidades uma capacidade empreendedora. Nesse ponto ela ainda engatinha. Poucas mulheres têm a coragem de abrir um negócio próprio e fazer dele seu sustento, a profissão.

Nesse artigo vamos mostrar o que é importante saber para ser uma empreendedora.

O que fazer para despertar a empreendedora que existe em nós? Reflita comigo:

Sobre o mercado:

  • Em que área, você satisfará a necessidade do mercado criando seu próprio negócio?

Sobre criação:

  • Sua ideia é nova ou já existente?
  • Se for nova, há demanda para o que você oferece? Esse público pode pagar?
  • Onde esses clientes adquirem estes produtos ou serviços atualmente?
  • Como eles migrarão para o seu negócio?

Sobre habilidade de empreender:

  • Existe alguma área do seu negócio em que você se considera fraco em conhecimento e habilidade e precisa desenvolver? Qual?
  • Como pode fazer para aumentar o seu nível de conhecimento?
  • Quando pretende iniciar esse desenvolvimento?

Para responder a essas perguntas estude e descubra suas características empreendedoras.

Passos para despertar a empreendedora que existe em você:

1. Descubra uma habilidade especial sua

Muitas pessoas começam seus negócios a partir de uma habilidade específica e transforma essa característica num produto de sucesso. Kinderovo é um exemplo. Fabricar brinquedos e colocar dentro de um ovo de chocolate fez os donos da ideia terem uma das marcas mais famosas do mundo.

2. Descubra o potencial que o mercado tem em relação à sua ideia

Hoje em dia já existe quase de tudo no mundo, mas um olhar, uma visão diferenciada pode trazer um nicho de mercado ainda inexplorado.

Fabricantes de guardanapo em embalagens, que hoje são utilizados pelo Mc Donald’s e outras empresas similares fazem sucesso pelo tipo de produto, que está individualizado e servem às pessoas um produto personalizado. Outro exemplo: produtores de geleias e manteiga em potinhos para hotéis atendem uma demanda específica. Um nicho cada dia mais promissor.

3. Acredite no seu potencial de criar uma coisa nova

É preciso, muitas vezes, descobrir um sonho e seguir em frente com ele. Bonecas de personagens de livros e filmes famosos fazem sucesso, hoje em dia. Muitas vezes é preciso tentar de diversas maneiras.

4. Buscar novos parceiros

Buscar parceiros para colaborar com o negócio é uma das grandes saídas para empreendimentos pequenos, de pouco capital.

5. Organizar a produção através de técnicas administrativas

O negócio precisa sair do âmbito do bairro e passar a ter uma ampliação de nichos em uma cidade, passando depois para uma distribuição nacional e internacional. É preciso se profissionalizar. Cursos no Sebrae e nas empresas de apoio do governo como Senac, ajudam a criar uma estrutura para aumentar a produção.

6. Estude tudo o que for preciso para entender de seu negócio

Estude leis, técnicas administrativas. Vá a feiras destinadas ao tipo de produto. Esse pode ser um bom começo quando queremos dar ao produto uma visibilidade maior. Surgem todos os anos muitas feiras destinadas a todo o tipo de produtos e serviços. Feira de malhas é uma delas.

7. Ampliar a qualidade de seu produto

Fazer mais com menos custo, é buscar tecnologia necessária para a produção do que se tem. Chocolates Stalden em Indaiatuba foi um exemplo disso. Do artesanal, ao artesanal produtivo através de maquinários importados e específicos fizeram da fábrica de chocolates um dos potenciais competitivos do mercado.

Características Empreendedoras

Estudar empreendedorismo é entender como desenvolvermos competências e habilidades relacionadas a realizar, fazer ou executar. Isso é uma necessidade para todos nós. É preciso conhecer as características básicas e identificar quais fazem parte de nosso perfil. Para então, fortalecermos ainda mais os aspectos positivos e diminuir o impacto daquilo que ainda não é tão bom.

Uma característica básica a ser destacada é o espírito criativo e inovador.

  • Você consegue avaliar o leque de opções que o universo traz, quando pensamos na natureza e na diversidade botânica e dos animais?
  • Quantas pessoas você conhece que são exatamente iguais?

O mesmo potencial criativo está em todos nós, apenas precisa ser acionado e treinado. Em função de sua sensibilidade, a mulher tem uma habilidade especial na busca de novos caminhos. Ela também tem a percepção de novas soluções, e fica atenta às necessidades das pessoas à sua volta. Consegue com isso, traçar rotas que outros não perceberam.

As características empreendedoras fazem parte de um conjunto de comportamentos que identificam um empreendedor “raiz”. Veja alguns deles:

  • Espírito criativo e inovador;
  • Sabe explorar ao máximo as oportunidades aproveitando as crises para criar;
  • Inova, tendo a paixão e a persistência necessárias para iniciar e ir até o fim;
  • Supera os obstáculos do caminho;
  • Proativo, isto é, antecipa-se aos acontecimentos e corre riscos calculados para atingir suas metas;
  • Exige e faz com qualidade e comprometimento;
  • Busca as informações e parcerias necessárias para alcançar suas metas, pois uma empreendedora não voa sozinha;
  • Visionário, dinâmico e bem relacionado.

A mulher empreendedora constrói o seu destino, é como diz a música “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Ela faz a diferença na sua vida, na família e na sociedade.

Reflexão final

Nesse momento quero que reflita sobre cada um dos aspectos do empreendedor e identifique qual nível você se encontra em cada um dos comportamentos, avaliando numa escala de 1 a 10, sendo 10 a nota máxima e um a mínima.

Augusto Cury descreve que ser um empreendedor é:

“Ser um empreendedor é… Executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história”…

Relembre sua história, identificando onde fez uso dessas caraterísticas ou comportamentos. Encontre as evidências e chegue à única conclusão possível: Você é uma empreendedora!

Repita quantas vezes for necessário EU SOU UMA MULHER EMPREENDEDORA! EU ME AMO! EU SOU CAPAZ! EU TENHO ATITUDE!

Resultado final do teste:

A grande maioria das pessoas faz um círculo e coloca o ponto no centro, com um traço passando sobre o ponto dividindo o círculo e duas partes iguais, independentemente da direção, (vertical ou horizontal). E finaliza escrevendo o nome das flores: rosa e margarida. Se esta foi sua resposta ou muito próximo a isso significa que como eu:

  • Sofre influência do meio, sendo condicionada por ele;
  • Normalmente pensa e age da mesma forma, numa certa inércia intelectual e criativa;
  • Não significa que é uma pessoa sem talento, sem criatividade, ou que não possa ser uma empreendedora de sucesso;
  • Apenas precisa despertá-lo e treiná-lo.

* Texto escrito em coautoria com Eliana Sherback, sócia da ABA Treinamentos, e Lia Helena Giannechini, psicóloga; co-autoras do E-book Atitudes Simples Resultado.

Juliana Rassi é pós-graduada pela Fundação Getúlio Vargas e possui 35 anos de experiência profissional atuando em várias empresas do meio corporativo. Em 2008 resolveu empreender, atuando fortemente com desenvolvimento humano em empresas de pequeno e médio porte por todo Brasil. Em 2017 passou a empreender da sua própria casa, quando sua primeira filha nasceu e descortinou o caminho para a liberdade em todos os aspectos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa