Atualmente a vida corrida e atarefada e a facilidade tecnológica nos deixam cegos para práticas que antigamente eram muito mais comuns. Um exemplo disso é a carona.
Lembro que quando era criança o meu pai saía levando 3 ou 4 amigos de carona até suas casas, principalmente naqueles dias de trabalho que tinha algum imprevisto (como, por exemplo, greve nos transportes ou intempéries naturais que atrapalhavam a dinâmica habitual daqueles que não tinham carro).
Pois bem, hoje temos os diferentes aplicativos de transporte que facilitam bastante nestes momentos e acabamos esquecendo que muitas vezes estamos fazendo o mesmo trajeto que várias pessoas na nossa empresa no mesmo horário e, com isso, estamos só aumentando o número de carros na rua. Que tal mudar isso?
E se com isso ainda pudéssemos incentivar a gentileza, a integração e a preservação do meio ambiente em uma única ação?
A carona solidária é um bom exemplo de como fazer todas essas maravilhas!
Incentivando a carona solidária as organizações ganham um clima mais gentil, melhora a comunicação entre os colaboradores e passa uma mensagem legal sobre a responsabilidade ambiental. Dá até para pensar em algum tipo de incentivo para o colaborador que aplica a carona solidária, além dos naturalmente óbvios.
Os anúncios das vagas podem ser feitos nos meios de comunicação interna da empresa – com dados como: nome e contato de quem oferece a carona, local de saída e destino, horários habituais de entrada e saída do funcionário na empresa e número de vagas disponíveis no veículo. Os anúncios também podem ser feitos em nome daqueles que pedem a carona.
Além de todos os pontos de vantagem citados no primeiro parágrafo, existem outras vantagens como: melhoria na qualidade de vida dos colaboradores que recebem carona – já que eles conseguem chegar muito mais rápido aos seus destinos – e mais socialização para todo mundo, já que essa prática ajuda na troca de ideias e no contato com colegas novos, que talvez não fosse pela carona, nunca teriam a chance de trocar algumas ideias.
Pense nesta possibilidade e incentive a carona solidária na sua empresa!
Participe da Conversa