fbpx

Endomarketing e as crenças e valores da organização (parte III)

Qual foi a última vez que você apresentou ou lhe foram apresentadas as crenças e valores da instituição em que trabalha? Qual foi a última vez que você avaliou se está alinhado com suas próprias crenças e valores?

Essa é a terceira parte da série de artigos “Endomarketing e as crenças e valores da organização”. Nessa série de artigos comecei falando sobre o quanto é importante levarmos em conta o conjunto de crenças e valores do local em que trabalhamos e, em contrapartida, do quanto é importante manter essas crenças e valores vivas, através da comunicação e lembrança constante a todos os participantes da empresa, alinhando-as às novas realidades da mesma. Veja aqui!

No segundo artigo, a proposta foi explorar algumas perguntas, a fim de identificar crenças e valores pessoais e refletir sobre a importância de buscar alinhamento entre as próprias crenças e as da organização em que atua. Veja aqui!

O artigo de hoje propõe uma reflexão sobre o quão importante é estar com o lado profissional alinhado e ecológico com as crenças e valores pessoais. E nele trataremos basicamente sobre as quatro questões a seguir:

  • Suas crenças e valores estão alinhados com os da empresa em que atua? Agora que você conhece um pouco mais sobre suas crenças e valores e é capaz de identificar, também, as da empresa que atua, reflita se elas estão alinhadas e se você se sente à vontade com o seu trabalho ou se vive se questionando sobre coisas como: a falta de segurança que tal trabalho lhe oferece ou o pouco tempo com a família etc. Se você mais vive com dor de estomago do que com “borboletas” no estomago é sinal de que algo não vai bem!
  • Como ficaria ecológico para você e para a empresa alinhar um pouco mais tais elementos? Nessa questão a proposta é encontrar um meio termo, alguma estratégia (se possível for) para diminuir os impactos negativos e conflitantes com os seus valores e isso pode ser feito através de uma lista, onde aparecerão os pontos fortes e fracos do seu trabalho e estimulando a reflexão através de duas perguntas:
    • Como posso potencializar os pontos fortes do meu trabalho?
    • Como posso minimizar os fracos?

    Se ainda assim não terminar de maneira satisfatória, busque um plano de ação para encontrar uma nova atividade que esteja melhor alinhada com suas crenças e valores.

  • Qual foi a última vez que você apresentou ou lhe foram apresentadas as crenças e valores da instituição em que trabalha? Busque maior contato com as crenças e valores da empresa em que trabalha, pergunte para a equipe de RH ou até mesmo para o seu gestor (caso isso não fique exposto em algum lugar), e coloque na primeira página da agenda, ou imprima em uma folha e deixe visível na sua mesa, assim você se mantém consciente sobre elas e as tomadas de decisão ficam muito mais acertadas.
  • Qual foi a última vez que você avaliou se está alinhado com suas próprias crenças e valores? Essa pergunta deve ser recorrente, faça essa avaliação a cada seis meses ou a cada ano, mas faça sempre! Afinal as coisas mudam e essa reflexão o mantém no caminho certo, assim o risco de passar anos e anos fazendo algo que não acredita mais diminuem drasticamente.

Faça disso uma rotina, sempre se questione se está ecológico para você e busque alinhar-se sempre! Quando acreditamos naquilo que estamos fazendo, tudo fica muito mais especial!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa