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Endomarketing: Imagem Projetada x Imagem Percebida

Você já se perguntou se a imagem percebida da sua empresa, serviço ou pessoa é a mesma da imagem que você projeta? Combinar as imagens é papel fundamental do endomarketing de qualquer organização.

Você já se perguntou se a imagem percebida da sua empresa, serviço ou pessoa é a mesma da imagem que você projeta?

Vamos lá, antes vou explicar a diferença entre imagem projetada e imagem percebida e na sequência vamos avaliar a forma de passar essas duas imagens.

A imagem projetada é aquilo que você deseja passar para as pessoas e a imagem percebida é o que de fato elas percebem de você.

A construção de uma imagem empresarial pode começar com a construção de um logo, das cores escolhidas para a marca, do design do produto e do nome da empresa, porém o que realmente vai determinar a imagem da organização é a percepção dos clientes em relação ao que ela propõe e é tal imagem que muitas vezes determina a decisão de compra de muitos clientes.

Ao pensar na imagem de uma empresa é essencial pensar também na imagem de toda a equipe e do posicionamento de todos diante das questões importantes do mercado. Passar a imagem correta não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um grupo de pessoas, cada uma com seu estilo, suas crenças e valores. Portanto a saída é avaliar constantemente se a imagem projetada condiz com a imagem percebida e, para tal, as pesquisas constantes com o público interno e externo são de grande ajuda.

O que você comunica precisa ser compatível com o que a empresa vive, um dos itens mais importantes para uma imagem percebida em concordância com a imagem projetada é a verdade! Por exemplo, de nada adianta você falar que atendimento de qualidade é o seu nome, se os atendentes não fazem jus ao seu lema. Ou, ainda pior, exigir de seus atendentes um atendimento show e ser grosseiro prestando um péssimo atendimento a eles quando precisam de você! Esse é o primeiro passo para a falta de credibilidade por parte de seus clientes (internos e externos). Confiança é a base de tudo, inclusive nos negócios!

Vale lembrar que muitas vezes a imagem da empresa se transforma conforme seu crescimento e destaque no mercado e é de extrema importância se ajustar a essas mudanças, comunicando tanto o público interno quanto o externo. E mudando a forma de comunicação de acordo com a nova abordagem que a empresa deseja assumir.

Por fim, perguntar-se e analisar constantemente se a imagem projetada combina com a imagem percebida e sacar todos os esforços para combinar as imagens é papel fundamental do endomarketing de qualquer organização.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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