Endomarketing: Organização e produtividade no trabalho remoto (parte II)
No último artigo (leia aqui), a parte 1 sobre organização e produtividade no trabalho remoto, voltei meu olhar para como as empresas e as equipes de gestores podem tornar o home office mais organizado e produtivo. Hoje, então, quero olhar para as questões que envolvem os clientes externos, os colaboradores e a equipe de Endomarketing. E como cada um destes agentes pode garantir organização e produtividade para atender às novas e antigas expectativas dos clientes.
Com as novidades que enfrentamos nos últimos meses o modelo e as experiências de compra se transformaram drasticamente, literalmente do dia para a noite, e todos nós precisamos assim descobrir e nos adaptar a novos meios de compra e venda.
Os clientes ficaram muito mais conectados, passaram a solicitar entrega em casa, sites e lojas virtuais com a disposição dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. Passaram a viver as “experiências” dentro da própria casa. Por exemplo: as lives de shows musicais, o ensino à distância, os exercícios físicos, grupos terapêutico, etc. Por tudo isso também buscam praticidade e soluções que facilitem a vida diária.
Com clientes mais exigentes as empresas precisarão investir em experiências cada vez mais elaboradas. Portanto pensar em uma equipe especializada em customer experience será de grande valia daqui para frente.
Não posso deixar de citar a importância em seguir as novas normas de convivência e segurança que a pandemia nos apresentou, afinal, é essencial garantir o cuidado com a saúde de todos.
Agora com tudo isso o que esperar dos COLABORADORES?
Com o aumento das oportunidades de trabalho remoto os colaboradores precisam começar a pensar em fazer sua parte também. Entre as novas demandas do home office estão a organização de espaços de trabalho em casa com ambientes que necessitam de algumas adaptações para que o trabalho flua da melhor forma possível (iluminação, silêncio, organização…). Além disso, habilidades que envolvem foco, capacidade de se adaptar às novas exigências e demandas, resiliência e disciplina. Com tudo isso é possível entregar até mais resultados do que antes, no trabalho presencial. A habilidade de comunicação do colaborador junto aos outros integrantes da equipe também precisa ser mais exercitada, já que sem o contato pessoal, a chance de ruídos na comunicação aumenta.
E é aí que entra a equipe de COMUNICAÇÃO INTERNA.
Garantir uma comunicação eficiente já é boa parte do trabalho das equipes de CI. Mas durante o trabalho remoto, uma comunicação eficaz é fundamental. Essa equipe terá como responsabilidade fazer com que a notícia chegue a diferentes “locais” de trabalho e garantir que ninguém seja esquecido. Antes, isso poderia ser feito com a ajuda de quadro de avisos, painéis… Hoje, a tecnologia é quem comanda essa transmissão das informações, seja por redes sociais corporativas, reuniões virtuais, e-mails, entre muitas outras possibilidades. Clareza nas informações e repasses constantes de novidades nas empresas são essenciais para evitar boatos ou preocupações desnecessárias aos colaboradores e clientes.
Portanto, a chave para manter a organização e a produtividade em tempos de home office, envolve garantir uma comunicação REALMENTE eficiente. Para conhecer e acompanhar as expectativas do cliente externo. Para garantir um bom trabalho por parte dos colaboradores. E que esses tenham como medir seu desempenho e buscar os pontos a melhorar. Além disso, a ponte entre Comunicação Interna e todos os agentes da organização.
Lembrando que muitas dessas transformações vieram para ficar. Não existirão apenas no durante, mas também no pós-pandemia. Então aproveitar a oportunidade e os aprendizados do momento para melhorar e crescer agora, antes que seja tarde.
Quais as transformações do seu trabalho durante 2020? Como você tem trabalhado a organização e produtividade? Quais suas novas expectativas como cliente? Compartilhe comigo suas experiências, vou adorar saber!
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Endomarketing: Organização e produtividade no trabalho remoto (parte I)
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