Estar em sintonia hoje é cada vez mais desafiante! É o celular que toca, com a interação de uma infinidade de aplicativos de redes sociais (Whatsapp, Facebook, Linkedin, Instagram…), é o colega do lado que vive te chamando para fazer uma graça ou brincadeira qualquer, é a Internet que atrai com infinitas possibilidades de distração que rouba seu tempo e transforma uma olhadinha no site de notícias em horas a fio vendo conteúdo 100% dispensável… Enfim, hoje distrair-se é muito fácil, tanto que as novas gerações não admitem a hipótese de sentir tédio.
Compreendo que na vida agitada que levamos é imprescindível viver momentos de descontração, porém fazer isso a todo momento, sem regras e limites acaba minando o seu tempo e produtividade, fazendo com que você, se estresse sempre que precisa entregar algum trabalho e percebe que não conseguiu terminar, pois optou por ver aqueles vídeos engraçados no Youtube ao invés de fazer o que precisava ser feito!
Sintonizar nada mais é do que harmonizar, que por sua vez é sinônimo de conciliar. E a ideia é justamente essa: conseguir conciliar as atividades que são REALMENTE importantes, apesar das distrações daquelas que não fazem tanta diferença assim. E só há um meio para conseguir fazer isso: criar estratégias de produtividade e estar comprometido e sintonizado com elas a ponto de fazer o que precisa ser feito de maneira tão automática quanto fazemos aquilo que não precisaria ser feito.
Para te convencer melhor disso, vou citar abaixo alguns dos transtornos que a falta de sintonia causa entre os integrantes de uma equipe na sua rotina diária:
- Esquecimento daquilo que foi falado em uma reunião ou conversa, gerando maus entendimentos e falhas na execução das atividades;
- Baixa produtividade e dispersão das atividades de trabalho, gerando falhas e necessidade de retrabalho para consertar o que não foi realizado da maneira correta da primeira vez;
- Falta de paciência para lidar com questões que envolvem foco e concentração;
- O excesso de informação gera o pensamento acelerado, sendo assim, perde-se o foco daquilo que realmente é importante.
Esses são apenas alguns contratempos da falta de sintonia no ambiente profissional, para isso, minha sugestão é seguir alguns métodos para sintonizar-se consigo mesmo e com outro e ainda assim se distrair e divertir quando assim desejar. São eles:
- Antes de reuniões importantes ou conversas de trabalho faça uma breve anotação do que precisa ser dito. Com um pequeno roteiro a probabilidade de manter o foco aumenta consideravelmente e você vai com a cabeça mais “livre” para assimilar as informações recebidas com maior atenção;
- Ande sempre com um caderninho de anotações e mantenha sua mente sempre limpa para receber informações novas. Essa atitude também ajuda na sua memória, contribuindo para lembrar de tarefas que se comprometeu fazer;
- Determine horários específicos para acessar e-mails, Facebook e outros. Crie uma rotina bem estabelecida, chegue no escritório, cheque os e-mails, redes sociais e afins por um tempo pré-determinado, finalizado esse tempo feche tudo e se concentre no trabalho. Antes do almoço o acesso está liberado também, assim como depois do almoço e antes de ir embora. – sugiro gastar 10 minutos, no máximo, em cada acesso;
- Quando perceber que está muito agitado, sem foco e postergando ações que precisam ser feitas, faça um breve exercício de respiração mentalizando a seguinte frase: “eu estou aqui, eu quero estar aqui!”.
Enfim, determinar algumas regras pode ser extremamente útil quando o objetivo é estar sintonizado com aquilo que realmente importa. Porém, se ainda assim não conseguir a sintonia, saia, relaxe, tire um tempo para você, estabelecendo o seguinte acordo: estou “sacrificando” algumas horas de trabalho em benefício próprio, então em breve vou “sacrificar” algumas horas de descanso em benefício do meu trabalho. “Uma mão lava a outra”, não é mesmo?
Até breve!
Participe da Conversa