fbpx

Endomarketing: Um estímulo à criatividade!

Uma das grandes vantagens do Endomarketing é a informação circulante. A comunicação interna mais intensa faz das empresas, que investem em uma boa equipe de Marketing interno, um ambiente de estímulo à criatividade.

Uma das grandes vantagens do Endomarketing é a informação circulante. A proposta de tornar a comunicação interna mais intensa faz das empresas, que investem em uma boa equipe de Marketing interno, um ambiente de estímulo à criatividade.

Os colaboradores que são “provocados” constantemente pela equipe de Endomarketing passam a ter novas ideias e se sentem mais confiantes para interagir e trocar informações, afinal são estimulados para tal. Portanto, uma das principais missões da equipe de endomarketing é criar um ambiente que estimule a criatividade e valorizar os colaboradores para que esses se sintam mais motivados a criar.

Além disso, ser criativo nas ações de endomarketing também é essencial, afinal como contribuir com a criatividade dos funcionários com ações que não sensibilizam e fazem a diferença?

Com a competitividade atual a necessidade de oferecer diferenciais que fidelizam os clientes tornou-se item básico para a sobrevivência das empresas no mercado, portanto um funcionário criativo vale por 10! Porém com ambientes cada vez mais carregados de cobrança e cheios de competitividade (para não dizer pressão), os colaboradores se sentem cada vez mais contra a parede e, convenhamos, sem espaço é muito mais difícil criar.

É aí que entra o trabalho das equipes de comunicação interna, compreendendo as realidades de cada colaborador, vivenciando e acompanhando suas experiências e incentivando a conquista de resultados cada vez melhores pessoal e profissionalmente.

Para estimularem à criatividade dentro das organizações as equipes de endomarketing ou os responsáveis pela empresa, podem espalhar pela empresa bilhetinhos com frases criativas, apostar em imagens que estimulem à criatividade em pontos estratégicos como cantinho do café, elevadores e janelas. Criar espaços de descontração, estimular pausas criativas (quem sabe até criar pausas em grupo para fazer exercícios que estimulem a criatividade).

Enfim, a criatividade só pode ser estimulada quando há espaço e reconhecimento. Algumas empresas pecam por achar que para realizar ações de endomarketing e para estimular a criatividade de seus funcionários é necessário investir grandes somas de dinheiro, porém não percebem que a valorização dos funcionários se dá por pequenas ações diárias que demonstram o respeito e apreço por cada um dos seus colaboradores, portanto, invista na boa convivência, na consideração por aqueles que fazem a empresa acontecer e no reconhecimento do potencial individual e coletivo das suas equipes.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa