Diariamente me deparo com pessoas reclamando sobre problemas pequenos dentro das organizações, mas que, geralmente, causam um enorme desgaste em toda a equipe. Desde reclamação por falta de equipamentos adequados até reclamações mais sérias envolvendo atitudes inadequadas, algumas vezes até violentas, de colegas de trabalho, gestores ou mesmo clientes. A questão que quase sempre me vem à cabeça é: O que será que o presidente da empresa faria se essa queixa chegasse até ele?
Normalmente, esses “pequenos” problemas param nos supervisores, que em alguns casos conseguem gerenciar bem a situação e seguir adiante, mas em muitos outros nem chegam a supervisão ou até chegam, mas são ignorados ou até achincalhados por alguns. Enfim, não acho que qualquer coisa deva ser levada ao presidente da organização e muito menos acredito que seria proveitoso envolve-lo em todos os problemas que aparecem, mas minha proposta aqui é provocar uma questão simples: Se você é o dono de uma organização, você está disposto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer?
Pergunto isso, pois muitos fazem vista grossa, mas sei de muitos outros que gostam de ser informados sobre tudo o que acontece na sua organização. Acontece que, assim como muitos gostam de saber, muitos também não estão preparados para ouvir certas verdades de seus colaboradores e acabam ignorando, deletando ou até mesmo inibindo o fluxo de informações que poderiam ser a salvação para uma empresa mais eficiente e feliz.
Abrir um canal direto de comunicação para que direção, presidência e outros cargos mais elevados na organização tenham acesso às reclamações mais básicas pode ser um elemento interessante para gerar maior conhecimento acerca das questões que envolvem os colaboradores. Talvez pensar em um dia por trimestre onde esse canal de comunicação fique aberto para que todos possam fazer suas reclamações/sugestões diretamente ao responsável pela empresa de forma anônima, e esse leia cada um dos comentários, buscando encontrar uma solução ou resposta adequada ao grupo, seja interessante. Para isso, hoje, existem, inclusive aplicativos, como o Tinypulse, por exemplo, que permite que os empregadores façam pesquisas semanais com seus colaboradores.
Colhidas essas sugestões/opiniões, o responsável pela organização pode se juntar com sua equipe de líderes e encontrar meios de resolver as questões a fim de criar um ambiente mais agradável e com uma comunicação mais aproximada entre liderança e liderados. Naqueles casos onde não é possível encontrar uma solução ou que realmente não seja considerado necessário alguma mudança por parte da equipe de liderança, uma comunicação verdadeira e direta pode ser a solução para evitar os famosos diz que me diz pelos corredores da empresa.
Enfim, o importante é estar de peito aberto e com boa vontade para transformar tudo aquilo que possível for e encontrar meios mais agradáveis para compartilhar as horas e os dias junto aos colegas de trabalho. Respeito e atenção é a chave para o sucesso dessa questão, muitas vezes o funcionário nem está esperando uma mudança, ele só espera ser ouvido!
Pense nisso!
Um grande abraço, até a próxima!
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