“Mantenha o foco naquilo que acreditas, derrame toda a energia que há em ti e acima de tudo, tenha atitude.
Acredite que você é capaz, nunca duvide das possibilidades, tudo é possível”.
(Lorena Rodrigues)
Energia, essa palavra ficou “pipocando” na minha mente durante toda a semana. Como a semana foi movimentada e exigiu um esforço extra, em muitos momentos precisei de uma dose maior de energia para cumprir todas as atividades. Foi então que decidi refletir sobre o significado da energia em nossas vidas.
Pesquisando sobre o tema, encontrei vários tipos de energia: mecânica, elétrica, química, magnética, nuclear. E a definição mais interessante foi que energia é tudo que produz ou pode produzir AÇÃO. Sendo que, a energia não se cria e nem se destrói ela transforma-se.
Trazendo o conceito da física para o comportamento humano, percebi pela minha própria experiência que quando estamos energizados, nos sentindo confiantes e com toda a garra para conquistar o que desejamos, naturalmente entramos em AÇÃO. Movimentamos céu e terra para atingir o objetivo, superando desafios e vencendo cada obstáculo com resiliência e confiança no que está por vir. Somos capazes de nos transformar, de abdicar de velhas atitudes e pensamentos em prol do nosso sonho.
A energia dá esse poder. Ela é uma força fantástica e quando a utilizamos com foco e organização somos brindados com o que há de melhor nessa vida. E o contrário também é verdadeiro, quando nos sentimos sem energia, tudo fica difícil, nos sentimos desestimulados, cansados e todos os desafios parecem ser intransponíveis.
A falta de energia nos leva a acreditar que a concretização dos nossos sonhos está num lugar que não podemos alcançar. E assim, pensamentos não produtivos nos fazem sucumbir e nos entregamos.
Aprendi que cultivar a energia no dia a dia é algo tão essencial, poderoso e com tamanha magnitude que não podemos e nem devemos colocar em segundo plano. Ela é a fonte de todas as possibilidades. Precisamos cultivá-la, como se cultiva uma planta. Colocando terra (bons pensamentos), água (fé e bons sentimentos), adubo (força, coragem e ousadia) esperando com determinação o desabrochar. Inicialmente pode parecer difícil e trabalhoso, mas com o tempo torna-se natural. O ideal é que cada pessoa encontre a sua própria fonte de energia.
A minha fonte de energia está numa alimentação equilibrada e nos exercícios físicos. Sem esses dois ingredientes aliados aos ingredientes citados acima, eu me sinto fraca e sem disposição. E realmente é incrível a diferença quando saio dos meus hábitos de alimentação e exercícios. Tudo fica em ritmo lento e me sinto muito cansada para as atividades diárias. Isso é o que funciona para mim.
E para você, o que funciona como fonte de energia?
Participe da Conversa