Entenda a importância de carimbar seu dinheiro!
Poupar é o ato de guardar e/ou deixar de gastar dinheiro. Também podemos usar como sinônimos: reter, proteger, salvar, separar e alocar. Na Metodologia DSOP (que significa diagnosticar, sonhar, orçar e poupar) o eixo central é o Sonhar, e, para tanto, no pilar Poupar, trago como grande diferencial o Carimbar o dinheiro poupado.
Muitas pessoas até dizem que poupam e guardam recursos financeiros, mas por ausência do destino, da identificação do porquê estão guardando, acabam gastando em outros lugares. Por isso deve-se Carimbar o dinheiro dos Sonhos e das Necessidades.
Quando praticamos o Poupar, guardando dinheiro para sonhos e necessidades, é preciso ficar atento ao Tempo destes, isto porque é usual às pessoas guardarem esse dinheiro sem destino e também sem definir o Tempo que esse dinheiro ficará guardado.
O Tempo dentro da educação financeira é um fator predominantemente vital à luz da realização dos sonhos. Visto que é ele que definirá em que lugar será guardado esse dinheiro poupado, se a curto, médio ou longo prazos. É muito comum haver dúvidas quando falamos do ato de Poupar; as pessoas geralmente confundem com o ato de Investir. E esses atos até têm similaridade, porém, são diferentes.
Poupar, como já falamos, tem como grande objetivo guardar e/ou deixar de gastar o dinheiro ganho. Já investir tem como papel fundamental fazer com que o dinheiro poupado se potencialize, se multiplique e cresça, contribuindo para que o Tempo de realização dos Sonhos e das Necessidades seja menor.
Ainda tem a finalidade de repor (parcial ou total) a perda inflacionária, ou seja, o poder de compra. Trata-se também de um pilar de ação, assim como no pilar Diagnosticar. Ambos exercem papéis similares.
No Diagnosticar, busca-se pela fotografia do “Eu Financeiro” ao atacar os gastos e fazer com que estes sejam reduzidos. No Poupar, busca-se defender o dinheiro economizado nas ações do Diagnosticar. Por serem pilares de ação, sua sincronicidade norteia o equilíbrio entre ataque e defesa.
Não resolveria Diagnosticar atacando os gastos se também não praticar o Poupar defendendo essas economias, ambos em prol dos sonhos e das necessidades. Essa prática de somente apurar o movimento financeiro e não destinar os resultados a sonhos e necessidades é a prática das Finanças Pessoais.
E para elucidar e ratificar a importância do poupar junto à Educação Financeira, apresento o conceito de poupar: Poupar é o ato de empreender os recursos financeiros, ou não, provenientes do ganho e do gasto. Sua essência visa proteger por meio de reservas financeiras o destino do hoje, amanhã e depois.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a importância de carimbar seu dinheiro? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um grande abraço,
Reinaldo Domingos
https://www.dsop.com.br
Participe da Conversa